Iniciado em 2021 e decorrendo por duas edições de sucesso, o Fundo AdaptCascais recebeu, esta semana, o URBACT Good Practice Label. Esta distinção, do projeto URBACT, tem como objetivo identificar práticas que foram testadas e trouxeram resultados positivos para a sua comunidade.
O Fundo AdaptCascais procura encontrar ideias para a adaptação às alterações climáticas e transformá-las em ações. Tornar o município mais resiliente às alterações climáticas com o contributo de projetos dos cidadãos, de qualquer dimensão, é o principal foco do fundo AdaptCascais desde o seu começo.
Esta distinção é atribuída com base num conjunto de critérios: alinhamento com os princípios fundamentais do URBACT, relevância com os temas urbanos mais prementes da Europa, impacto baseado em evidências a nível local e transferibilidade.
Na primeira edição, este fundo, enquadrado no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais (PA3C2), financiou oito projetos no valor de 24.000€. Já em 2023, na segunda edição, o valor duplicou, e mais sete projetos receberam financiamento.
Saiba mais sobre o Fundo AdaptCascais AQUI.