CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Setembro é mês de vindimas em Cascais

Sexta, 30 Agosto 2024
Participe nas várias as atividades que temos para si

A altura das vindimas chegou e os terrenos do Mosteiro de Santa Maria do Mar estão carregados de uvas prontas a colher, para serem transformadas no tradicional e generoso Vinho de Carcavelos. Em 2023, a vindima rendeu quase 9 mil garrafas deste vinho e contou com a presença de 100 voluntários. Anualmente, a quantidade de uva tem vindo a crescer, o que torna a produção do Vinho de Carcavelos mais rentável e sustentável.
A primeira vindima de 2024 realizou-se a 19 de agosto e contou com a presença dos colaboradores da empresa municipal Cascais Ambiente. Com a chegada do mês de setembro, chega também uma programação vasta, com atividades para toda a população, mas com vagas limitadas. Saiba mais na descrição de cada evento.

2 de setembro de 2024
Entre as 8h00 e as 13h00 no Mosteiro de Santa Maria do Mar, será feita a vindima de Arinto, uma das castas brancas desta vinha. As vagas para este evento já estão esgotadas.

7 de setembro de 2024 
Durante a manhã, os viticultores do projeto Terras de Cascais serão responsáveis pela vindima das Vinhas Comunitárias do Murtal, Jardim das Oliveiras e Belavista.

13 de setembro de 2024 
Neste dia, o Mosteiro de Santa Maria do Mar recebe a grande “Festa da Vindima”, aberta a toda a população. Além da vindima das castas tintas Castelão, Preto Martinho e Trincadeira, os participantes vão poder brindar com o vinho de Carcavelos no pequeno arraial com música ao vivo, até às 00h00. Este evento tem vagas limitadas e em breve serão abertas as inscrições.

Sobre a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar

Esta vinha, com cerca de 2,7 hectares, pretende melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos, um vinho único e muito apreciado, que tem vindo a cair no esquecimento devido à falta de produção. Aqui, o modo de produção é biológico e regenerativo. A vinha é gerida tendo em conta os ciclos naturais do ecossistema, no sentido de recuperar a fertilidade do solo, aumentar a biodiversidade e a saúde da vinha. A primeira vindima foi em 2021 e desde então temos assistido ao crescimento anual na produção das diversas castas de uva. Entre 2021 e 2023, as vindimas renderam mais de 20 toneladas e, atualmente, temos mais de 16 mil litros de vinho em barrica.

Em 2023 foram colhidas mais de 8 toneladas (veja aqui como foi).