Há mais 7 projetos em Cascais que vão ajudar na adaptação local às alterações climáticas.
A 2.ª edição do Programa Fundo AdaptCascais vai apoiar várias entidades do concelho na implementação de iniciativas que promovem boas práticas e o envolvimento e conhecimento das comunidades locais, como a alimentação saudável e sustentável, proteção da Ribeira das Marianas, plantação de árvores, palestras, ações ecológicas e reciclagem de latas.
A Food4Sustainability, IDEIA, O Nosso Sonho, Criativa, Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril, Forest Impact e o Rotaractr Club de Parede-Carcavelos são as entidades que fazem parte desta 2.ª edição e que vão receber 48000€ para a a execução das ideias apresentadas. Os contratos entre as entidades e autarquia foram assinados na quinta-feira, 14 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dos vereadores Joana Balsemão e Frederico Pinho de Almeida, Luís Capão, presidente do conselho de administração da Cascais Ambiente, João Dinis, diretor do departamento de ação climática da Cascais Ambiente e dos representantes das várias entidades envolvidas.
Conheça os projetos que vão ser implementados na 2.ª Edição do Fundo AdaptCascais:
Food4Sustainability – Food4Climate
O Food4Climate funciona com o objetivo de capacitar a comunidade em geral, com foco especial nos jovens, sobre o impacto que as escolhas alimentares impactam o ambiente e o clima, partilhando opções e ações práticas para promover um Sistema Alimentar Local mais saudável e sustentável. Através de jogos pedagógicos, concursos, e-book e eventos, este projeto procura minorar o impacto das alterações climáticas.
IDEIA – Tires, Linha d´Água: Guardiões do Goilão Zero
Este projeto quer mobilizar a comunidade e alargar as iniciativas que já realiza na proteção ativa da Ribeira das Marianas que atravessa Tires (Goilão). Procura garantir o compromisso de reforçar a continuidade da preservação e valorização deste corpo de água através de monitorização, ações de limpeza e preservação do seu ecossistema e atenta vigilância àquilo que coloca este habitat de muitas espécies em risco.
O Nosso Sonho – Matos Cheirinhos: Na rota da mudança para um lugar mais sustentável
O objetivo deste projeto é envolver, sensibilizar e garantir a participação dos residentes e comunidade escolar nas intervenções realizadas, com novas ações e iniciativas, como a criação de um pequeno pomar comunitário e a plantação de mais árvores autóctones, que contribuam para a retenção das águas da chuva no solo. Procura ainda sensibilizar para o papel das árvores na amenização térmica da malha urbana, e ainda para os benefícios que poderá trazer em termos de lazer, conforto e bem-estar.
Criativa – Zero Waste Talks II
Com o intuito de informar, inspirar e educar a comunidade para a necessidade da redução do consumo, da reutilização de produtos e de um maior equilíbrio entre o excesso de produção e consumo, surge o projeto Zero Waste Talks II. Procura ainda sensibilizar para a importância da mudança de comportamentos relacionados com o Desperdício Têxtil e o Consumo Circular, não só a nível individual, mas também comunitário.
Forest Impact - Memorandum
Este projeto procura plantar uma floresta Miyawaki numa área de 200m2 no concelho de Cascais, com espécies que serão escolhidas com base na sua adaptabilidade ao clima local e às condições do solo e na sua capacidade de fornecer serviços ecossistémicos, tais como o sequestro de carbono, a estabilização do solo e a criação de habitat. O dia desta plantação resultará num evento comunitário e será uma oportunidade única para aprender sobre as espécies locais e a criação de ecossistemas.
Rotaract Club de Parede-Carcavelos – É Preciso ter Lata
O “É preciso ter Lata” procura dar uma resposta às alterações climáticas pela sensibilização e participação ativa da comunidade local num projeto de reciclagem de latas de alumínio. Os fundos adquiridos pela reciclagem serão aplicados no financiamento de projetos sociais e ambientais, como o projeto INCLUI.moz, bem como na dinamização de um Programa de Ação Ambiental com ações de limpeza, workshops, palestras e atribuição de bolsas de estudo de nível universitário, em parceria com a UF de Carcavelos e Parede.
Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril: Sentir a Natureza
Este projeto resulta em várias ações ecológicas, promovendo uma atitude proativa no uso eficiente da energia, educando para a sustentabilidade e aumentando a consciência ecológica e ambiental de toda a Comunidade Educativa, com a instalação de 8 chuveiros solares em 2 jardins exteriores.
Saiba mais sobre o Fundo AdaptCascais aqui.