Tabs
O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do SalĀ Ć© um espaƧo destinado Ć divulgação dos valores do Património Natural e da sua relevĆ¢ncia no desenvolvimento do lugar, desde os primórdios, mesmo anteriormente Ć existĆŖncia humana. Com uma localização privilegiada em SĆ£o Pedro do Estoril, o edifĆcio foi concebido como uma montra virada para a linha de costa e para o mar.Ā
O espaƧo vocacionado para a educação ambientalĀ beneficia na sua envolventeĀ daĀ diversidade biofĆsica que se gera do encontro da terra com o mar e da riqueza cĆ©nica ao seu redor. Esta localização geogrĆ”fica Ć© particularmente rica considerando as rochas que compƵem as arribas, proporcionando ótimas condiƧƵes ao visitante para desfrutar e apreender quais caracterĆsticas biofĆsicas e paisagĆsticas singulares da "Pedra do Sal". EstĆ” situado junto Ć Ćrea Marinha ProtegidaĀ das Avencas (AMPA)Ā ā que apresenta caracterĆsticas Ćmpares do ponto de vista biológico e geológico, estandoĀ integradoĀ desde 2007Ā na Grande Rota Europeia dos Pedestrianistas ā um percurso pedestre transeuropeu, que incluiu S. Pedro do Estoril no mapa dos locais de Turismo da Natureza da Costa de Cascais.
EXPOSIĆĆO PERMANENTE - "A parte que fica"
A exposição āA Parte que ficaā inaugurada a 26 de setembro de 2020 pretende divulgar o contexto histórico local e o património natural em presenƧa, oferecendo ao visitante a informação essencial para melhor o compreender. Esta exposição foi desenvolvida numa ótica inclusiva, destinada a qualquer faixa etĆ”ria, bilĆngue, adaptada a invisuais e visitantes de mobilidade condicionada. Nesta exposição interativa Ć© possĆvel espreitar para dentro de grutas que contĆŖm achados arqueológicos, encarnar dinossauros e conhecer um pouco mais destes animais que deixaram a sua marca na praia da Parede, assim como observar a costa de Cascais e a sua riqueza histórica.
O visitante poderÔ também analisar as formações rochosas que constituem o testemunho preservado do registo geológico, utilizando um laboratório didÔtico presente na exposição.
AlĆ©m de uma poƧa de marĆ© artificial onde poderĆ” contactar com as espĆ©cies caracterĆsticas da Ćrea Marinha Protegida das Avencas, o visitante Ć© desafiado a fazer um mergulho virtual atravĆ©s de uma experiĆŖncia imersiva. PoderĆ” igualmente contemplar as riquezas do Oceano atravĆ©s da cenografia e dos conteĆŗdos multimĆ©dia.
A exposição permanente presente no Centro de Interpretação da Pedra do Sal pretende transmitir ao visitante a importĆ¢ncia da āmarcaā que deixamos para o futuro, levando Ć reflexĆ£o sobre a sua pegada ecológica e de como as aƧƵes de cada um de nós podem fazer a diferenƧa no equilĆbrio e sustentabilidade do planeta.
Outras InformaƧƵes:
- Aventure-se pelo PercursoĀ Interpretativo da Pedra do Sal
- Encontre as Atividades de Educação Ambiental disponibilizadas para as escolas no Centro AQUI
- ConheƧa o Guia de Campo de Geologia do Litoral da Pedra do Sal