CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sorbet de “pappa al pomodoro"

 

A “pappa al pomodoro” é uma sopa espessa, típica da região italiana da Toscana. Preparada com tomates frescos, pão Toscano, azeite, alho, manjericão, entre outros ingredientes. Esta receita constitui uma entrada fresca, para os últimos dias de verão, e em época de tomate.

INGREDIENTES:
600 g de “pappa ao pomodoro”*
15 g azeite extra virgem
Folhas frescas de majericão q.b.

COMO FAZER:
Coloque a “pappa ao pomodoro” num copo alto e junte o azeite e as folhas de majericão. Com uma varinha mágica triture até obter uma mistura homogénea. Coloque a mistura numa sorveteira e deixe bater até obter um sorbet gelado e cremoso.
Conserve no congelador a -18ºC.

Sugestão: Sirva em cama de “côdea de pão torrada”, aproveitando os desperdícios da receita da “pappa ao pomodoro”. Basta triturar as côdeas com um fio de azeite e algumas folhas de manjericão e levar ao lume alto alguns minutos.

* Para realizar esta receita, é necessário preparar antecipadamente a “pappa ao pomodoro”.

“Pappa ao pomodoro”:
Ingredientes (4px)
1500 g de tomate
1000 g de pão tipo de Mafra **
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite extravirgem q.b.
150 g de manteiga sem sal
200 g de queijão parmesão
Sal q.b.
Pimenta moída q.b.

Lave o tomate e limpe pele e sementes. 
Numa caçarola refogue, num fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho esmagados e com a pele. Retire os alhos quando atingir uma totalidade bem dourada. 
Acrescente o tomate e deixe cozer, em lume brando, até que os tomates percam toda a água (cerca de 2 horas). Na fase final, vá mexendo com alguma frequência para que a mistura não queime. 
Junte o pão fatiado e sem côdea, a manteiga e o queijo. Envolva bem. 
Tempere com sal e pimenta.

** Na receita original é utilizado o pão Toscano - caracterizado por não ter sal e tem um sabor do miolo ligeiramente ácido. Nesta versão da receita, optou-se por um pão típico da nossa região, o pão de Mafra que, embora tenha um composição um pouco diferente (trigo e centeio e sal), tem uma estrutura de miolo semelhante.

 

Descarregue aqui a receita.