CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

EstĂĄ aqui

Visita TĂ©cnica ao TĂșnel da Ribeira das Vinhas

Quinta, 20 Maio 2021
Equipa verifica ligação do mercado à Baía de Cascais

Nasce na Serra de Sintra e desagua bem no centro de Cascais. A Ribeira das Vinhas, bem conhecida por quem utiliza o trilho que liga Alvide a Cascais, atravessa parte do centro da vila debaixo do solo, desde as traseiras do Mercado da Vila até à Baía. Um curso de ågua que foi encanado nos anos 30 do século XX para a construção da Marginal, e que, desde as cheias de 1983 é monitorizado regularmente.

“A Ribeira das Vinhas Ă© responsĂĄvel por cheias muito complicadas e graves na baixa de Cascais”, explica Joana BalsemĂŁo, vereadora do Ambiente na CĂąmara Municipal de Cascais . A responsĂĄvel separa as duas frentes a que Ă© preciso ter mais atenção: “uma a montante, na serra, onde vamos tentar reter e infiltrar o mĂĄximo de ĂĄgua para que nĂŁo chegue ao tĂșnel em tanta quantidade”; outra, a jusante, que abrange a estrutura do tĂșnel que hoje foi visitado pelas equipas tĂ©cnicas.

Para se ter uma melhor compreensĂŁo da importĂąncia ter este tĂșnel sempre em boas condiçÔes, Joana BalsemĂŁo ilustra com dados comparativos: “Este tĂșnel comporta, em regime normal, 23 metros cĂșbicos de ĂĄgua por segundo. Na cheia dos 100 anos, que Ă© um cenĂĄrio muito extremo, foram registados 180 metros cĂșbicos por segundo”.

A visita tĂ©cnica contou com uma equipa coordenada pelo Serviço de Proteção Civil, Departamento de Intervenção Territorial, Águas de Cascais e Departamento de Ambiente e Mar que percorreu os cerca de 600 metros do tĂșnel.

“As condiçÔes gerais estĂŁo boas. Foram identificados alguns constrangimentos, como a acumulação de areia, prĂłpria das chuvadas que tĂȘm vindo a acontecer e precisa de alguns trabalhos de reparação, mas coisas ligeiras,” revelou AntĂłnio Veloso, Chefe de DivisĂŁo de Planeamento e OperaçÔes, apĂłs a visita.

Saiba mais sobre a Monitorização das Ribeiras de Cascais aqui