CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Visita à obra da Ribeira de Sassoeiros

Sexta, 3 Dezembro 2021
Autarquia assina protocolo para sistema de alerta de cheias e inundações.

Uma intervenção estruturante para o concelho. As obras na Ribeira de Sassoeiros prosseguem a bom ritmo, respondendo às prioridades do Pacto Verde Europeu. Aqui vai nascer um novo parque urbano com uma função muito importante na gestão ambiental desta zona. A criação de duas bacias de retenção (uma junto à EN249-4, outra mais no interior da localidade), que ficarão prontas em fevereiro de 2022, vão ajudar a acomodar as águas, diminuindo o risco de cheia neste local.

Liberta-se área do leito de cheia, permitindo abrir a porta à legalização de 147 casas na envolvente, mas, sobretudo, requalifica-se uma zona global com 3,4 hectares para usufruto da população. Alivia-se ainda a pressão sobre a praia de Carcavelos, destino final da ribeira, uma vez que a requalificação (a montante, agora em Trajouce e, posteriormente, na Quinta dos Ingleses) vai permitir resolver os focos de poluição que, com alguma frequência, ainda perturbam esta importante praia do concelho.

E para melhor prevenir o risco de cheias, Cascais assinou esta manhã um protocolo de colaboração técnica para a instalação de um sistema de alerta precoce de cheias na Ribeira das Vinhas, em Cascais. Além desta assinatura, decorreu ainda uma visita técnica à obra da Ribeira de Sassoeiros, que contou com a presença do executivo da autarquia e do ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes. Neste encontro foi também apresentado o ponto de situação da reabilitação da rede hidrográfica no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Um novo parque urbano 

Fruto desta importante intervenção paisagista e hidráulica, cujo projeto conta com a colaboração de António Carmona Rodrigues, vai nascer no limite do concelho um parque urbano com cinco mil metros quadrados. É este o resultado de uma operação demorada porque muito complexa, que obrigou à intervenção de múltiplas áreas municipais, umas de forma mais visível do que outras. 

Mas não será preciso esperar pelas cheias que ocorrem de 20 em 20 ou de 50 em 50 anos para tirar partido do investimento municipal. Em tempo seco, a bacia de retenção criada cumprirá as funções de parque urbano, fruto da valorização do património natural e da regeneração do espaço público.

Ligação Norte/Sul

Esta intervenção vem promover um forte impacto na ligação Norte/Sul do território concelhio ligando Trajouce a Carcavelos. Responde a uma visão estratégica ao nível da sustentabilidade ambiental, por parte da Câmara Municipal de Cascais, e uma das prioridades do Pacto Verde Europeu.

Responde ainda ao desafio de uma revolução verde, tanto no planeamento e gestão das cidades, como na vivência da vida urbana, com foco em novos valores sociais, culturais e ambientais, assim como a aspetos de restauro ecológico, prevenção de cheias e criação de espaços públicos saudáveis. 

Permite estreitar relações entre a urbanidade e natureza, conduz a uma matriz com benefícios para os cidadãos e o meio ambiente, considerando aspetos de restauro ecológico, prevenção de cheias e criação de espaços públicos saudáveis, inclusivos. 

Saiba mais aqui