CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Verdes Solidários" de Cascais

Segunda, 19 Dezembro 2022
Horticultores das Hortas Comunitárias demonstram espírito solidário desde 2016

Neste sábado foram entregues, na Sede do “Estrelas do Guadiana” em Tires e no Complexo Multiserviços da Adroana, cabazes de legumes frescos e biológicos a nove instituições de apoio alimentar do concelho, que os vão fazer chegar a 1444 famílias carenciadas.

Desde 2016 esta iniciativa, conhecida por “Verdes Solidários”, promove a doação de produtos hortícolas produzidos pelos hortelões das Hortas Comunitárias do projeto Terras de Cascais, antes do Natal. Neste âmbito, por ano, mais de uma tonelada destes produtos chega a quem mais precisa.

“Esta iniciativa já faz parte do calendário natalício. É solidariedade natalícia, solidariedade verde. O projeto “Terras de Cascais” é mais do que cultivar e colher, é também cerzir comunidades”, referiu Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

A oferta de alimentos, através da ajuda alimentar, carece frequentemente de produtos frescos e de qualidade, baseando-se sobretudo em alimentos de fácil conservação, por vezes com elevados teores de conservantes, ácidos gordos saturados e açúcar, o que os torna pouco saudáveis, embora muitas vezes essenciais. Assim, torna-se urgente criar um aprovisionamento estável de alimentos saudáveis, como legumes e frutas frescos, que tenham impacto positivo na saúde das pessoas.

“Cascais é um concelho atento aos mais vulneráveis e sabe que, desta forma, está a ajudar muitas famílias, especialmente nesta fase em que o preço dos alimentos aumentou muito”, terminou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A quem se destinaram as doações:
- Associações Gaivotas da Torre – 95 famílias;
- Conferências Vicentinas Mártir de São Vicente – 135 famílias;
- Conferências Vicentinas Nossa Senhora Auxiliadora – Mais de 200 famílias;
- Centro Comunitário da Paroquia de Carcavelos – 181 famílias;
- ABLA – 100 famílias;
- Conferências Vicentinas de São Domingos de Rana – 150 famílias;
- Fundação AJU – Mais de 200 famílias;
- CESPA – 83 famílias;
- Centro Paroquial do Estoril – 300 famílias.