CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Verdes Solidários apoiam 1200 famílias

Sábado, 16 Dezembro 2023
Hortas do concelho doaram 1,5 toneladas de alimentos biológicos

Os Verdes Solidários estão de volta com mais uma grande doação. Este Natal, 1200 famílias vão contar com alimentos biológicos locais doados através das Terras de Cascais para a sua ceia. A iniciativa permitiu a recolha de uma tonelada e meia de alimentos frescos, provenientes das hortas comunitárias do concelho, da Horta da Quinta do Pisão e da Horta do Brejo, que vão ser distribuídos a famílias através de 10 instituições de solidariedade social do município.

A doação de e alimentos decorreu este sábado, 16 de dezembro envolvendo a comunidade das Terras de Cascais, composta por horticultores, fruticultores e viticultores, bem como hortas escolares, todos foram convidados a contribuir com legumes biológicos e locais para ajudar quem mais precisa a ter uma ceia de Natal com qualidade.

Desde 2016, os Verdes Solidários já distribuíram cerca de 3,8 toneladas de legumes frescos e biológicos a 17 instituições de solidariedade social, beneficiando diversas famílias carenciadas.

Esta iniciativa está integrada no programa de agricultura urbana de Cascais, gerido pela Cascais Ambiente, com o objetivo de proporcionar uma alimentação biológica, sazonal e saborosa aos munícipes. A agricultura biológica e regenerativa tem vindo a ganhar destaque desde a criação da primeira horta comunitária em 2009, com o apoio do programa Terras de Cascais.

Atualmente, existem 32 hortas comunitárias, 5 pomares e 4 vinhas, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes, e ainda a Horta da Quinta do Pisão e a Horta do Brejo, localizada no Estabelecimento Prisional de Tires e cultivada por mulheres reclusas. No total, as Terras de Cascais abrangem aproximadamente 10 hectares de terra cultivada, o que permite apoiar e incentivar a produção e o consumo de produtos frescos locais, biológicos, regenerativos e sazonais, consolidando a região como referência na utilização eficiente das terras e na produção de alimentos saudáveis com iniciativas que envolvem a comunidade.