CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Ventos de Poupança” chega às escolas de Cascais

Sexta, 27 Outubro 2017
Sensibilização Ambiental
A Cascais Ambiente é parceira no projeto Ventos de Poupança 2, promovido pela Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste e que visa promover a eficiência energética através de atividades lúdico-pedagógicas com recurso a aplicações para smartphones.

O Ventos de Poupança 2 é um concurso inter-escolas - que vai decorrer nos 25 municípios abrangidos pelas agências de energias parceiras da OesteSustentável. As equipas concorrentes - de escolas do 3º ciclo e ensino secundário - terão de fazer auditorias aos consumos energéticos, propor medidas de eficiência energética, preparar materiais de sensibilização, avaliar o potencial eólico e solar, entre outras ações de promoção da eficiência energética e energias renováveis.

As ações serão desenvolvidas de forma faseada na escola e numa Instituição particular de solidariedade social, escolhida pela equipa. Os concorrentes terão ainda de recorrer a uma aplicação – ainda em fase de desenvolvimento – com jogos e questionários sobre estas temáticas.

No final as 10 equipas escolares que conseguirem melhores classificações terão como prémio uma microturbina eólica ou sistema fotovoltaico para cada uma, além de uma sala LED para a IPSS  e outra para a escola.

Com esta iniciativa, pretende-se implementar a utilização racional de energia elétrica nos edifícios escolares; através da sensibilização de alunos, professores e funcionários, na perspectiva de que os conhecimentos adquiridos também possam ser transferidos para as suas habitações.

O Ventos de Poupança 2 foi lançado neste ano letivo nos municípios de Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura, e está integrado no PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Mais informações e inscrições no site do projeto ou através do sensibilizacao@cascaisambiente.pt