CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Uma Semente Cria Uma Floresta

Quarta, 31 Janeiro 2024
Há uma nova instalação de arte na Quinta do Pisão

Criar uma maior consciência ambiental e estreitar os laços entre a comunidade e os espaços naturais através da arte. Na Quinta do Pisão há cada vez mais instalações artísticas para descobrir. A mais recente pretende recordar a inteligência invisível do nosso ecossistema, a sua evolução, proteção e sobrevivência.

“Uma Semente Cria Uma Floresta” é uma obra do conceituado artista ambiental alemão Roger Rigorth. Instalada num carvalho, espécie protegida, a instalação representa uma espécie de casulo que remete para uma forma que se repete na Natureza: uma semente (neste caso uma bolota) ou o ventre de uma mãe. Executada com uma estrutura de ferro e uma "tecelagem" de corda, a obra remete para a mitologia nórdica e celta, onde a bolota simboliza a interconexão da vida e dos ciclos da natureza.

"Não sou um professor nem um guru, mas se conseguir que, através desta obra, as pessoas consigam reconectar-se com a essência e que a verdadeira regeneração aconteça, então ficarei feliz!," salienta Roger Rigorth, enfatizando a importância de sentir a natureza em vez de apenas falar sobre ela e de promover um "regresso" às raízes.

A instalação artística foi inaugurada na quarta-feira, 31 de janeiro, e vem juntar-se a mais dois projetos de arte na paisagem da Quinta do Pisão, enriquecendo o local para quem o visita e uma simbiose entre a cultura e o ambiente.

"Todas as soluções podem ser descobertas na natureza; é apenas uma questão de observar em silêncio," destaca Sofia Barros, curadora de arte desta instalação.

A Quinta do Pisão é um parque de natureza com 380 ha que permite aos visitantes uma multiplicidade de experiências com a natureza e com hábitos ancestrais ligados à terra. Neste parque único há espaço para a história, a conservação da natureza, a atividade agrícola, a preservação da biodiversidade, a arte, a educação e voluntariado ambiental, entre outras iniciativas.

Situada no extremo ocidental do concelho de Cascais no Parque Natural de Sintra-Cascais, representa um legado histórico-cultural que se tem revelado estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais que comporta, quer pelo seu património edificado e organização da paisagem.

Saiba mais sobre a Quinta do Pisão aqui