CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Tutores de Praia e Bairro em Ação de Sensibilização Ambiental

Terça, 16 Julho 2019
Além da participação na campanha foram apresentados os primeiros dois Tutores de Praia e dez novos Tutores de Bairro.

Os Tutores de Praia é um novo projeto desenvolvido pela autarquia e pela Cascais Ambiente com o objetivo de, tal como no projeto dos Tutores de Bairro, ter alguém que olhe mais de perto por estes espaços. O projeto piloto dos Tutores de Praia arrancou esta tarde e foi implementado na praia da Poça, onde o Tutor é a concessionária Snack Bar Surpresa, e na praia da Azarujinha que tem por Tutor a Associação Amigos Praia Conde Azarujinha. 

“Demos as boas vindas a mais dez tutores de bairro, que assim totalizam 224 e que representa uma cobertura do território já na ordem dos 95% e isso é extraordinário,” começou por referir a vereadora Joana Balsemão, que acrescentou de seguida que também nesta cerimónia se deu  “as boas vindas aos primeiros dois Tutores de Traia, que se vêm juntar a esta legião de guardiões cuja função é identificar situações que não estejam bem em termos ambientais ou de espaço público”.

Para Nuno Quartin, membro da Associação Amigos Praia Conde Azarujinha, este cargo de Tutor fica bem entregue: “Como somos da associação da praia faria todo o sentido termos alguém a olhar com alguma segurança da Câmara. Faz sentido porque como somos pessoas conhecidas da praia conseguem chegar mais rapidamente aos locais, portanto é uma ponte mais rápida para chegar a uma solução mais imediata.”

As funções do Tutor de Praia passam por monitorizar a limpeza urbana, a recolha de resíduos urbanos, os espaços públicos verdes urbanos, equipamentos e infraestruturas e ao mesmo tempo a sensibilização dos utilizadores da praia e espaços envolventes.

E, como bons Tutores que são, começaram já o trabalho e participaram, em conjunto com os Tutores do Bairro na iniciativa “O Mar Começa Aqui”, que é a campanha de sensibilização que já tem corrido o concelho e que tem contado com o apoio de toda a população. 

Joana Balsemão adianta que este “foi um momento de convívio porque convidámos todos os Tutores de Bairro para virem participar numa ação de sensibilização e a adesão foi muito significativa. Estiveram todos a pintar letras ao lado das sarjetas com mensagens a dizer “Não Despeje” ou “Não Polua” - no fundo para passar a mensagem de que tudo o que metemos na sarjeta vai parar ao mar”. 

Saiba Mais: 

Tutores do Bairro 
Campanha “O Mar Começa Aqui”