CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Trilhos da Natureza

Sexta, 3 Dezembro 2021
Há 15 novos percursos pedestres no PNSC

Conheça todos os trilhos aqui.

O Parque Natural Sintra-Cascais tem 15 novos Trilhos da Natureza para explorar, num total de 42 quilómetros. Calce os ténis ou as botas e parta à aventura num pequeno ou grande passeio no parque. Há caminhos para todas as medidas, seja na densa floresta ou mais perto do mar.

O trilho que leva mais tempo a completar é o do Marmeleiro, com uma duração estimada de 75 minutos para percorrer 3,94 km. Já o mais curto é o da Pedra Amarela, precisa de 25 minutos para caminhar 1,47 km.

De fácil acesso, os novos trilhos contam com bolsas de estacionamento onde pode parar o carro para uma aventura. Estão todos devidamente sinalizados e contam com uma placa informativa onde pode consultar a dificuldade e o tempo de realização do percurso. Esta é uma forma de permitir que a população possa usufruir destes espaços com todo o conforto e segurança, reduzindo atuais impactes no acesso ao meio e oficializando diversas portas de entrada no perímetro florestal.

A abertura destes trilhos à população contribui também para o conhecimento e dinamização dos valores de biodiversidade do PNSC, reforçando a participação ativa das comunidades. Além de importante para o ambiente, a intervenção promove a redução do sedentarismo ao estimular a atividade física, relaxamento e saúde.

Agora é só escolher o trilho que pretende realizar e partir à aventura, tendo em conta as recomendações de segurança. Para chegar ao Parque Natural Sintra Cascais pode ir de autocarro MobiCascais. Se for de carro, aproveite as bolsas de estacionamento criadas para o efeito. Estes locais têm uma dupla valência, dado que também podem ser utilizados em caso de emergência pelos Serviços Municipais de Proteção Civil e Bombeiros para posicionamento de meios.

Normas de Segurança

Leve sempre companhia e dispositivo móvel carregado ou informe alguém do local para onde se dirige e a que hora pensa regressar.

Leia o mapa do percurso e instruções auxiliares (perfil, extensão e grau de dificuldade) e verifique se se adequa à sua condição física.

Em alguns trilhos a rede de telemóvel, pode ser intermitente ou até inexistente durante grande parte do percurso. Tenha esta informação em consideração se tiver que fazer alguma chamada. Verifique a previsão meteorológica para melhor avaliar as condições do trilho. Em caso de fortes chuvas, ventos, fogo e queda de granizo e/ou neve não faça o percurso ou volte para trás pelo mesmo caminho.

Se deixar o carro no início do trilho, tranque as portas, feche as janelas, e não deixe nada de valor à vista.

Normas de Conduta

Respeite os trilhos e a sinalética existente. Traga consigo todo o lixo e restos de comida e deposite-os em local apropriado, longe do trilho.

Feche todas as cancelas que abrir.

Deixe que os sons da natureza prevaleçam. Evite fazer muito barulho. Mantenha os seus animais de estimação constantemente sob controlo.

FMC/LB/BN/CMC