CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Tem medicamentos fora de uso?

Quinta, 9 Fevereiro 2023
Entregue-os numa farmácia ou parafarmácia. Siga o conselho da VALORMED

“O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje.” Este é o mote da Campanha da VALORMED para sensibilizar a sociedade para a correta deposição de medicamentos e respetivas embalagens.

Quando tiver em casa medicamentos ou embalagens fora do prazo ou de uso, não os deite para o lixo ou pela sanita, entregue-os numa farmácia ou parafarmácia. Ao contribuir para a eliminação correta destes medicamentos, está a proteger o ambiente.

Utilizados para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida das populações, a utilização crescente de medicamentos tem sido acompanhada de uma preocupante tendência no que diz respeito à sua eliminação incorreta, seja através do lixo comum ou dos esgotos domésticos. Por isso, a VALORMED – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos lança uma nova campanha nacional para 2023, à qual a Câmara Municipal de Cascais se associou.

“Esta campanha surge com o objetivo de alertar a sociedade para o erro que uma parte muito significativa dos portugueses comete relativamente às embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo, que é não depositar nos contentores da VALORMED que se encontram disponíveis na quase totalidade das farmácias e já em muitas parafarmácias do País, e as consequências que daí poderão advir para o ambiente”, refere o diretor-geral da VALORMED, Luís Figueiredo. 

Os Indicadores e Dados Gerais VALORMED de 2022 apontam para 1.300 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos recolhidas. Este é um valor superior em quase 5% quando comparado com o alcançado em 2021, mas, ainda assim, existe muito trabalho a fazer no sentido de sensibilizar e educar a população para que os entregue apenas nas farmácias e parafarmácias.

Este ano, a campanha vai estar presente em estabelecimentos do ensino pré-escolar e escolas de 1º e 2º ciclos, através de aulas digitais e de um desafio para um concurso de disfarces de Carnaval relacionado com a VALORMED, com o propósito de suscitar a curiosidade e envolver as crianças nesta causa, elas que serão os adultos de amanhã.

Tendo a consciência de que é urgente adotar medidas para se alcançar um futuro mais sustentável, a campanha também vai decorrer ao longo de todo o ano e, a partir de abril, esta entidade vai marcar presença na Rádio Renascença com a sua rúbrica “Faz Eco”, que pretende passar uma mensagem de cariz ecológico e de promoção do ambiente.

Sobre a VALORMED
A VALORMED é uma Sociedade Sem Fins Lucrativos, constituída em 1999, à qual está atribuída a responsabilidade da gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica através do SIGREM (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos).

Saiba mais aqui