Às 11h00, se ouvir uma sirene, saiba que é o alerta de tsunami e aproveite para decorar quais os caminhos a seguir para se colocar em segurança.
A informação já está na rua há várias semanas e foi colocada no âmbito de um simulacro para testar capacidades de resposta.
Agora, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil querem que os cidadãos se defendam de uma forma mais eficaz.
Em vez de passarem indiferentes aos novos sinais – placas mais altas que indicam quais os caminhos a tomar para se deslocar para ruas em planos mais elevados – os cidadãos vão passar a ouvir um sinal sonoro do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami.
O som vai ecoar no litoral de Cascais no dia 15 de cada mês, sempre às 11h00.
A ideia é que o sinal seja reconhecido como rotina e, em caso de emergência todos saibam o que fazer.
Para além disso, a Câmara Municipal de Cascais lança neste mesmo dia 15 o desafio aos cidadãos para preencherem um inquérito (ver aqui) que possa contribuir para melhorar a forma pedagógica de interiorizar um comportamento que pode salvar muitas vidas.
Sobre Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami | Integrado no conjunto de ações a realizar no concelho prevista no Plano Municipal de Proteção Civil recentemente aprovado, o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami foi testado pela primeira vez em Cascais no passado dia 31 de maio, no âmbito do Exercício Europeu de Proteção Civil, designado CASCADE'19.