No último ano, o Parque Natural de Sintra-Cascais suscitou cada vez mais interesse à população que, face à restrição de um conjunto de atividades em ambientes fechados, partiu à descoberta de atividades ao ar livre ou de opções junto à natureza para o passeio em família.
Este aumento da procura refletiu-se numa maior afluência de pessoas ao parque o que, devido à permanência de mais visitantes ou à confluência da prática de diferentes modalidades, pode levar a que surjam alguns conflitos. Prevenindo essa situação e de forma a apoiar os visitantes e zelar pela sua segurança, diversas entidades vão realizar ações conjuntas de sensibilização e fiscalização no Parque Natural de Sintra-Cascais. A Polícia Municipal de Cascais e de Sintra, o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, os Vigilantes da Natureza do ICNF, as equipas de Sapadores Florestais e os Rangers de Natureza da Cascais Ambiente serão as entidades responsáveis por estas ações ao longo dos próximos meses.
Uma das problemáticas já identificada é o estacionamento desordenado, questão que será resolvida em breve com a criação de bolsas de estacionamento em zonas estratégicas.
Recordamos que se mantém o dever geral de recolhimento domiciliário imposto pelo atual Estado de Emergência. Caso a sua atividade ou motivo de deslocação esteja abrangida por alguma das exceções apresentadas pelo Conselho de Ministros, solicitamos que cumpra as regras.