CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sensibilização para apanha controlada de mexilhão em Cascais está em marcha

Quinta, 29 Março 2018
A campanha “Na Páscoa quem paga é o mexilhão” sai mais uma vez à rua. Desde 2010 que a Câmara Municipal de Cascais promove esta campanha de informação e sensibilização para as consequências nefastas da apanha descontrolada do mexilhão.

Este ano as ações de sensibilização no terreno não se restringiram à sexta feira santa, como habitualmente, mas tiveram lugar já entre os dias 17 e 22 de março, e de hoje, 29 de março até 3 de abril. Amanhã, sexta feira santa (30/3), a campanha conta com a presença de voluntários e, como já é hábito, representantes da Polícia Marítima e da Polícia Municipal.

O efeito da campanha "Na Páscoa, quem paga é o mexilhão" tem sido amplamente positivo, com a população a responder ao repto de contenção na apanha do mexilhão, evidenciando o comportamento responsável dos munícipes e a tendência para respeitar os ecossistemas naturais.

O relatório de acompanhamente desta ação, produzido pela Cascais Ambiente, mostra uma evolução ao longo dos anos que permite afirmar que “já não se verifica uma apanha desmedida de mexilhão”. O indicador % de cobertura de mexilhão por área, evidencia um maior percentual de mexilhões antes da campanha, mas a diferença entre quantitativos antes e depois da campanha tem vindo a reduzir. “Os registos biológicos indicam que os níveis de apanha registados inicialmente já não se verificam atualmente, levando a assumir que a campanha de sensibilização tem sido eficaz”, conclui o documento.

Para conhecer os limites legais de apanha de moluscos bivalves, nomeadamente mexilhão, para profissionais e amadores consulte https://ambiente.cascais.pt/pt/projetos/campanha-na-pascoa-quem-paga-o-mexilhao-0