Com as múltiplas ações previstas, a autarquia pretende inspirar a população e as escolas a adoptar comportamentos mais ambientalmente responsáveis no seu dia a dia e motivar a participação em ações coletivas de preservação da natureza.
A conservação da biodiversidade, quer na orla costeira, quer no Parque Natural de Sintra Cascais, é o domínio que agrega várias ações coletivas, com plantações de árvores, erradicação de espécies invasoras e limpeza de áreas naturais florestais, quer especificamente para a população escolar, quer numa perspetiva mais abrangente para toda a população.
O problema do lixo marinho, provocado sobretudo pela profusão de materiais plásticos no dia a dia das nossas vidas que acabam por não ser reciclados, é o tema de um workshop que terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS) no dia 18 de março. “Salvar o Oceano - a mudança começa em nós!” é o propósito para falar de como podem ser introduzidas pequenas transformações, que podem ter repercussões muito positivas na redução do consumo de combustíveis fósseis, redução de emissões de CO2 e redução da produção de resíduos.
No domínio da água, pode aproveitar a oportunidade para visitar o mundo invisível das águas residuais na ETAR da Guia, dia 17 de março. A estação de tratamento de águas residuais de Cascais é completamente subterrânea, ficando fora de vista a complexidade dos equipamentos que tratam as águas sujas dos munícipes de Cascais. É uma oportunidade para refletir sobre e necessidade de ter uma utilização eficiente deste precioso recurso natural.
Nota ainda para a “Auditoria Ambiental: da escola para a comunidade”, no dia 13, uma iniciativa de sensibilização ambiental protagonizada pelos alunos da Escola EB1 da Malveira junto dos mais idosos e utentes da AISA - Associação de Apoio Social Nossa Senhora da Assunção.
Consulte a agenda completa da Semana do Ambiente e inscreva-se nas ações!