CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana do Ambiente 2021

Sexta, 19 Março 2021
A Semana do Ambiente de Cascais está de regresso!

“Conhecer para bem decidir” é o mote para 2021.

20 a 27 de março | Online

É preciso conhecer para preservar e cuidar. Junte-se a nós a partir de casa e celebre também a Semana do Ambiente 2021. Muito em breve vamos poder sair e usufruir de tudo ao vivo e a cores!

Até lá, celebramos online e, de 20 a 27 de março, nos canais Cascais e Ambiente Cascais, site, Facebook e Instagram, temos passatempos, seminários online e aulas de cozinha, entre outros desafios, que ajudam a reforçar a consciência ambiental e nos dão dicas práticas para um estilo de vida mais sustentável.

“Conhecer para bem decidir”, é o lema desta Semana do Ambiente atípica com foco nos projetos consagrados aos diferentes elementos naturais: água, terra, fogo e ar.

De olhos postos no que em Cascais se faz pela conservação da natureza e nas equipas que no terreno garantem que tudo esteja pronto para o nosso regresso, durante esta semana vamos cozinhar deliciosas receitas com os "frutos da época", redescobrir a nossa Biodiversidade e encontrar soluções práticas para pequenas mudanças no nosso dia-a-dia. Venha daí!

 

Sobre a Semana do Ambiente | Começou por ser uma iniciativa para escolas, com atividades no Parque Natural de Sintra-Cascais fundamentalmente no âmbito da conservação da natureza e irradicação de espécies invasoras. Nos últimos anos a programação passou a abranger toda a população, com o envolvimento de diferentes departamentos do universo municipal.

 

PROGRAMA DA SEMANA - SESSÕES ONLINE PARA O PÚBLICO EM GERAL

Show Cookings – O que é bom, é Local e Sazonal!

O canal Ambiente Cascais convidou cinco chefs com uma estreita relação com o concelho para celebrarem a Semana do Ambiente. As escolhas alimentares feitas no dia-a-dia uma das decisões mais importantes que se podem tomar para favorecer a sustentabilidade do planeta. Cozinhar com produtos locais, sazonais e biológicos é ambientalmente responsável, divertido e delicioso.

dia 20/03 – 18h - Cyril Devilliers, do The Oitavos
dia 21/03 – 18h - Chef João Matos, do Hífen
dia 24/03 – 12h - João Mestre, do Food Lab
dia 26/03 – 18h - Chef Frederick Breitenbucher, do Hotel Albatroz 
dia 27/03 – 18h -  Chef Tomás Pereira

 

25 de março - 17h – webinar Cascais Live

Assista com a sua família ao webinar Cascais Live, nesta semana dedicado ao tema da “Vermicompostagem em Casa”. Dinamizado pela equipa das Terras de Cascais, da Cascais Ambiente, aqui poderá aprender como construir um vermicompostor e desvendar alguns mitos sobre este tema.

Inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_KenwHGI_Q_G5GfA9MXcK3w

 

 

PROGRAMA DA SEMANA - SESSÕES ONLINE PARA ESCOLAS

22 de março - Para onde vai a água depois de utilizada? Sabes o que não deves colocar na sanita?

Descubra o papel das Fábricas de Água na gestão do ciclo urbano da água e qual o seu contributo para a preservação dos rios e ribeiras do concelho de Cascais, das praias da costa do Estoril e do Mar. Qual o papel de todos para um uso sustentável da água? Estes e outros assuntos serão abordados pela equipa das Águas do Tejo Atlântico.

10h às 10h40 – Alunos do 1º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_3BvAXCdhSS-wDlEG-gRcLg

11h às 11h40 – Alunos do 2º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Pl3sBDAQSBOdNWg2RLTmtw

 

23 de março - Hora do Conto Ambiental - 10h15

Se é professor do Pré-Escolar ou do 1º Ciclo, assista com a sua turma à “A hora do Conto Ambiental”. Durante esta sessão poderá ouvir três histórias narradas pela Sofia Vieira, do “Aqui há Gato”!

Inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Lx1nRDD_RgGtaSyM7a8r2Q

 

24 de março - Um mergulho no oceano

Como contribuir diariamente para a conservação dos Oceanos e da sua biodiversidade? Este é o tema de partida de uma aula ao vivo, junto das instalações das várias espécies marinhas que habitam no Jardim Zoológico, que será promovida pelos Educadores Zoológicos.

10h às 10h40 –Alunos do 1º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_2AvJQS9sQk2bG_joQLCXhQ

11h às 11h40 – Alunos do 2º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_VBgXZc4tSHKC7n8LFgiRfQ

 

25 de março - Lixo Marinho: do problema à ação – 14h30

O que é o lixo marinho? De onde vem, para onde vai, os problemas que causa, e o que podes fazer para ajudar a combater este grave problema, que afeta o oceano e todos os que nele habitam ou dependem. Um debate orientado pela Fundação Oceano Azul para os alunos do 3º ciclo, das escolas de Cascais.

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_a_8L-WMMQLStjyCeUMc44Q

 

26 de março - Projeto + MAR

Quais as causas da poluição marinha? Que impactes tem a poluição marinha no ecossistema e na saúde das populações? Quais os principais resíduos acumulados nos areais das praias e suas quantidades? Estes são os temas que servem de ponto de partida para uma sessão dinamizada pela Cascais Ambiente no âmbito do projeto “+ MAR” onde será promovido o consumo sustentável, diminuindo a quantidade de plásticos utilizados no dia a dia.

10h às 10h40 – Alunos do 1º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_SA7dTY3STwijFBx7O52TUg

11h às 11h40 – Alunos do 2º Ciclo

Inscrição - https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_IMxA5pLRS4m38HvplXmZoA