CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Floresta Autóctone 2022

Quinta, 17 Novembro 2022
Celebre a natureza de 19 a 26 de novembro

Promovida em Cascais desde 2010, a Semana da Floresta Autóctone é celebrada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta Autóctone, a 23 de novembro.

Este ano, de 19 a 26 de novembro, existirão diversas atividades dirigidas a escolas, à população e aos colaboradores da Câmara Municipal de Cascais. Pode, por exemplo, inscrever-se e participar na ação de construção de caixas-ninho no dia 19 (das 10h00 às 12h30) ou na ação de recolha de sementes no dia 26 (das 10h00 às 12h30). 

Essenciais à vida de todas as espécies, as florestas autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território, sendo de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, essenciais para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens. As principais ameaças destas florestas são os incêndios, a invasão biológica por espécies não autóctones e cortes prematuros e/ou desordenados.
Para as defender, o município de Cascais aposta na conservação e melhoria da gestão das florestas, que passa pela alteração da relação que a sociedade e os cidadãos têm com o espaço rural, pelo aumento do conhecimento individual do seu valor, do funcionamento dos seus ecossistemas e ainda pela alteração de atitudes e comportamentos.

Ao longo de todo o ano, Cascais conta com o apoio dos munícipes que se voluntariam para apoiar nesta tarefa. Desde 2008, já foram envolvidas cerca de 25.000 pessoas em mais de 610 ações de voluntariado ambiental, com a instalação de 56.500 exemplares de espécies autóctones no Parque Natural Sintra-Cascais. Sabe-se que uma árvore pode produzir oxigénio para 10 pessoas, mas serão precisos muito mais de nós para preservar a Floresta Autóctone. Venha celebrar a natureza connosco.

_ _

Programa:

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR | 21 a 25 de novembro 
Ações de plantação no Parque Natural Sintra-Cascais
Horário: 10h – 16h  

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE | 19 de novembro
Ação de construção de caixas-ninho
Horários: 10h -12h30
InscriçõesFormulário

ENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES DO UNIVERSO DA CMC | 23 de novembro
Ação de recuperação de bosques nativos
Horários: 09h - 13h

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE | 26 de novembro
Ação de recolha de sementes no Parque Natural Sintra-Cascais
Horário: 10h - 12h30
InscriçõesFormulário

_ _

Veja aqui as imagens das atividades realizadas.