CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sabe quais são as plantas nossas amigas na Quinta do Pisão?

Sexta, 23 Outubro 2015
Propriedades medicinais em plantas e frutos ao alcance de cada um No sopé da serra, a poucos metros da entrada para a Barragem do Rio da Mula, há todo um universo de biodiversidade para descobrir. Já muitas vezes sugerida a título de passeio, descoberta da natureza, contemplação de obras de arte e até aquisição de produtos da horta, a Quinta do Pisão, terreno de 360 hectares gerido pela Câmara Municipal de Cascais em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, na sua beleza natural e grande generosidade, oferece também a quem por lá passear uma grande diversidade de plantas, muitas delas de interesse medicinal, como nos dá conta Fernanda Botelho, especialista em plantas aromáticas e medicinais, autora de “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”

Freixo contra a gota
Ao longo da linha de água encontramos os freixos, árvores de grande porte e sombra frondosa, as suas folhas podem serem usadas em infusões para tratar dores reumáticas e desintoxicar o organismo, devido à sua ação muito diurética, é ainda recomendado contra retenção de líquidos e gota.

Sopa de urtigas?
Outras plantas disponíveis nesta altura do ano são as urtigas, que começam a surgir logo após as primeiras chuvas. Verdadeiras aliadas do ser humano, as urtigas são extremamente nutritivas, ricas em ferro, em vitamina C, cálcio e outros sais minerais, muitos úteis em casos de convalescença, anemia, hemorragias. Enquanto plantas diuréticas as urtigas são também recomendadas em casos de gota e retenção de líquidos. Podem ser ingeridas em forma de infusão ou cozinhadas em sopas, guisados, omeletes, panquecas, etc. Um excelente substituto para o espinafre e mais saudável do que este, pois não apresenta oxalatos inibidores da absorção do cálcio.

Silvas vs. intestino
Das silvas que por lá abundam, podemos consumir a flor em saladas, as amoras maduras no verão e as folhas tenras das extremidades, que não apresentando picos, podem ser consumidas em saladas e sopas. Muito adstringentes e com propriedades antisséticas e antidiarreicas, estas folhas protegem e tonificam os capilares danificados do intestino.

Cavalinha para ossos, cabelo e unhas
A cavalinha que cresce praticamente dentro de água e faz lembrar um pinheirinho e daí o seu nome comum de erva-pinheirinha, planta que remonta ao tempo dos dinossauros. De propriedades muito remineralizantes para o organismo, devido ao alto teor em silício, esta é uma planta muito útil para tratar problemas ósseos, cabelos e unhas quebradiços. Além disso, é antifúngica e diurética, sendo muito comum o seu uso em forma de infusão em tratamentos de emagrecimento.

Cuidado: vem aí as frieiras e constipações!
Na Quinta do Pisão é também comum encontrar-se conchelos ou umbigos-de-vénus que além de poderem ser consumidos em saladas, são úteis para tratar frieiras. Alfavaca-de-cobra ou parietária para tratar hemorroidas, sabugueiro para as constipações, cardo-mariano para o fígado, bagas de pilriteiro para combater a ansiedade, são outras plantas que se podem encontrar neste pequeno refúgio de biodiversidade que se vai metamorfoseando ao ritmo das estações e que convida à contemplação e à paz de espírito. 

Pilritos para que vos quero!
Remontando à pré-história, de acordo com os caroços encontrados em várias estações arqueológicas, o pilriteiro (Crataegus sp), arbusto espinhoso que pode viver até 500 anos, também se pode encontrar na Quinta do Pisão. Tanto as folhas como as flores ou as bagas apresentam propriedades medicinais. As bagas, pilritos ou pilretes, amarelas ou avermelhadas com sabor e textura entre a maçã e a pera e um travo levemente ácido, são fortemente anti-oxidantes protegendo o tecido celular e fortificando os tecidos do coração. As folhas podem ser colhidas durante todo o ano, exceto na altura da floração, e consumidas em chá. Os frutos, adquirem a maturação em dois períodos: em novembro, pelo São Martinho, e em dezembro, altura em que as bagas se tornam muito vermelhas e doces e com mais alto teor de anti-oxidantes e mais potencial curativo. Podem consumir-se no seu estado natural - como o fazem na Turquia em que as crianças usam colares destes frutos para trincar ao longo do dia. Pode também fazer-se licor, ou ainda ser transformar os pilritos em marmelada para adoçar a boca. Aqui fica uma receita natural para experimentar em casa:

Marmelada de pirlitos 
1 kg de pirlitos, sumo de um limão, 200ml de água, açúcar qb.
Depois de retirados todos os ramos, colocar as bagas numa panela com a água e o sumo de limão. Ferver em lume brando durante 45 minutos. Retirar do lume e deixar repousar em rede ou coador durante a noite aproveitando o líquido. No dia seguinte, retirar as cascas, pesar o líquido, a que se juntou a polpa, e calcular 450 gramas de açúcar para cada 200 ml de sumo. Levar de novo ao lume e deixar ferver até atingir uma consistência sólida que depois se verterá em recipientes que, ao arrefecer, terão a consistência da marmelada.

Quem é Fernanda Botelho?
Natural da Tojeira, Sintra, Fernanda estudou antroposofia, pedagogia Montessori e plantas medicinais em Londres. Apaixonada por jardins botânicos fez, no Instituto Politécnico da Universidade de Lisboa, o curso de guia de jardim botânico, sendo frequentadora assídua de Kew gardens. Absorve o que vê, fotografando e escrevendo. Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais e já deu à estampa três livros infantis: “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. É sua a obra  “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”. Colabora no programa Eco-escolas com projetos de plantas medicinais e hortas sustentáveis nos espaços escolares com professores e alunos. Convidada regular da RTP 1 para falar sobre plantas medicinais, organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais muitos deles na Quinta do Pisão. 
Colabora com a revista Jardins, com o http://www.portaldojardim.com. Teve uma rubrica semanal na Rádio Clube de Sintra (RCS) sobre estes temas. Acima de tudo gosta de comunicar, jardinar, viajar, escrever e fotografar, alimentando vários projetos bem como o seu blog: http://malvasilvestre.blogspot.com