Dia 30 junho, às 15h00 na Casa de Santa Maria vamos falar sobre "Recuperar as Florestas Esquecidas dos Oceanos: Transformar a recuperação de florestas marinhas numa iniciativa comercial a larga escala". Este é um dos eventos paralelos da Conferência dos Oceanos da ONU 2022. Língua oficial do evento: inglês.
As florestas de algas formam um dos ecossistemas mais diversos e produtivos dos oceanos, mas têm vindo a experienciar sérios declínios a nível global ao longo das últimas décadas. O SeaForester é uma organização de impacto ambiental que tem estado na linha da frente no que toca ao desenvolvimento de abordagens inovadoras para recuperar estas florestas marinhas desprezadas. Em Cascais o desenvolvimento deste projeto teve início em 2019 e é uma das grandes linhas estratégicas para o mar de Cascais.
Seguindo o modelo do SeaForester, o evento vai demonstrar como é que o setor comercial consegue transformar a recuperação de florestas marinhas numa iniciativa comercial a larga escala. Através de um excelente painel de oradores, irá ser destacada a importância de parcerias para apoiar, financiar e desenvolver ações de reflorestação marinha. O evento contará com um painel de oradores de renome:
> Aaron Eger – University of New South Wales
> João Nuno Franco – MARE – IPL
> Joana Balsemão – Município de Cascais
> Tiago Zoeten – Mossy Earth
> Natalie Fox – RegenerationSurf
No fim do evento, vão ser apresentados os resultados do desafio lançado à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril que apresentará um pequeno leque de iguarias confecionadas com base em algas. Os produtos utilizados são fornecidos pela empresa local WISSI dedicada à comercialização de algas para alimentação. O evento está aberto a todos os interessados, sendo fundamental a inscrição no formulário (texto em inglês).
Este evento é apoiado por EEA Grants.