CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Recolha de Recicláveis Porta-a-Porta

Quinta, 8 Abril 2021
Projeto-piloto de recolha de plástico e papel vai abranger perto de 3 mil habitantes.

O projeto-piloto de recolha de recicláveis Porta-a-Porta está a ser implementado pela Cascais Ambiente, nos Bairros de Birre e Cobre, na União de Freguesias de Cascais e Estoril. O objetivo é aumentar a taxa de reciclagem e promover a alteração dos hábitos diários da população destes bairros, que foram selecionados por corresponderem a zonas de baixa densidade populacional (habitação em moradias), habitualmente mais propensa ao sucesso deste modelo de recolha de resíduos.

Estão a ser distribuídos dois contentores de 120L, um azul e outro amarelo, a cada habitação que vão complementar a atual capacidade instalada de 18 ecopontos na via pública. Estima-se que a recolha seletiva de resíduos neste bairro aumentará para mais do triplo – atualmente 18 ecopontos recolhem 135 mil litros, em 2021, quando o projeto atingir a velocidade de cruzeiro, aquela área terá uma capacidade instalada de 523 320 litros. 
Os resíduos serão recolhidos semanalmente pela Cascais Ambiente, aos sábados, pelo que os contentores têm de ser colocados na rua aos sábados de manhã.

O projeto está a ser implementado a par com uma campanha de sensibilização e mobilização da população. Este projeto-piloto da Cascais Ambiente é cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e integra a estratégia do município de Cascais de disponibilizar soluções que promovam o aumento da reciclagem no concelho. Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, afirma: “Vamos testar uma solução que nos parece ir ao encontro dos hábitos dos munícipes daquela área. A dispersão das habitações não parece ser favorável ao uso intensivo dos ecopontos. Com esta solução porta-a-porta, vamos aumentar a mobilização das pessoas para a reciclagem. Informar e, em simultâneo, disponibilizar equipamentos que permitam tornar a recolha seletiva mais fácil faz com que se verifique maior adesão.”