Promover a troca de conhecimentos relacionados com a sustentabilidade e o desenvolvimento de laços de vizinhança. Durante os últimos meses, o Saber Dar estreitou laços através de workshops com comunidades de Cascais.
Foram sete momentos de convívio e aprendizagem através de parceiros como serviços municipais e IPSS presentes nas comunidades. Iniciativas que envolveram 74 pessoas de bairros e culturas diferentes, onde adquiriram novas competências nas áreas da redução do desperdício, jardinagem e culinária.
Esta foi uma das nove experiências apoiadas ao abrigo do projeto Urban Community for Sustainable and Just Cities do ICLEI Europa, que tem por objetivo promover comunidades mais sustentáveis e inclusivas.
O projeto Saber dar decorreu entre abril de 2022 e março de 2023, com financiamento da Fundação Robert Bosch.
Jantar Sabores da Terra
No Cascais Food Lab juntaram-se horticultores das Hortas Comunitárias de Cascais na preparação e degustação da cachupa, prato típico cabo-verdiano elaborado com feijão, milho e carnes estufadas. A receita foi acompanhada de estórias sobre as origens desta receita e memórias da vida em Cabo Verde, fazendo deste encontro um momento de convívio e celebração da diversidade cultural presente no concelho de Cascais. A divulgação do vídeo da receita através das redes sociais permitiu levar a experiência a um público mais amplo.
Oficina de Costura | Modificação Criativa
O Centro Paroquial do Estoril acolheu um workshop de três sessões que promoveu a aquisição de competências de costura e reutilização de materiais, mediante micro-projetos de upcycling. Cada participante trouxe um artigo de casa ao qual deu uma segunda vida, sob a orientação das formadoras Romana Mussagy e Yolanda Cassandra do projeto Comunidades Criativas de Cascais. Por exemplo, a transformação de um lençol em cortinado, ou de uma blusa em estojo. Surgiu assim uma pequena comunidade criativa que juntou pessoas do Bairro Novo do Pinhal e participantes de outros bairros de Cascais.
Receitas tradicionais e Workshop de Jardim de Cheiros
Entre o Jardim de Meia Lua e Escola Básica Rómulo Carvalho, a Cooperativa de Ensino O Nosso Sonho, a IDEIA e o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo tornaram este evento possível no Bairro 25 de Abril. Os moradores juntaram-se para preparar e degustar receitas de origem angolana e guineense. No workshop de Jardim de Cheiros, foram plantadas ervas aromáticas e culinárias, bem como transmitidos conhecimentos sobre o uso e cuidado das mesmas. O evento contou ainda com a participação da Tutora de Bairro Maria Jose Freitas, bem como dos alunos da escola e do Centro de Atividades de Tempos Livres.