Este projeto é uma iniciativa da Circular Economy Portugal, em parceira com a Cascais Ambiente e pretende sensibilizar para a importância da reparação como um dos Rs mais relevantes da economia circular. O objetivo é promover a reparação enquanto alternativa circular e sustentável ao descarte e ao consumo de objetos e equipamentos novos.
Para facilitar o acesso aos serviços de reparação as duas entidades mapearam os reparadores profissionais e as lojas de reparação existentes no concelho em diferentes categorias desde costura, eletrodomésticos/eletrónica a computadores, entre outras. Este mapa (aceda AQUI) é uma ferramenta viva que pretende e deve ser atualizada pela sociedade civil. Ou seja, caso verifique que alguma informação está desatualizada ou incorreta ou ainda se tiver conhecimento de outros reparadores profissionais e/ou lojas de reparação, pode propor a sua inclusão através do envio de um email para: mbrazao.cep@gmail.com
O RE-PARAR desafia também outros municípios e organizações a seguirem o seu exemplo e a mapearem os reparadores da sua região, gerando assim uma rede nacional de profissionais reparadores e lojas de reparação. Para isso conta ainda com um novo website lançado recentemente que servirá de uma plataforma agregadora de conhecimento sobre reparadores e técnicas de reparação e que alimentará o debate sobre o direito, o dever e a alegria de reparar.
Este projeto está a ser financiado através do Aviso “Produção e Consumo Sustentáveis”, do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.