CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Projeto piloto: Carcavelos começa a separar restos de comida

Quarta, 12 Fevereiro 2020
A Câmara Municipal de Cascais está a implementar um projeto inovador na freguesia de Carcavelos para aumentar os resíduos separados e enviados para reciclagem.

Para explicar em detalhe o projeto aos munícipes, uma equipa de técnicos da Cascais Ambiente está a fazer visitas aos domicílios, que se deverão prolongar até março, na freguesia de Carcavelos.

Durante essa visita são distribuídos gratuitamente sacos de plástico verdes para colocar os restos de comida e pequenos contentores castanhos para cada participante colocar na cozinha. Quando estiverem cheios, os sacos verdes só têm de ser bem fechados com um nó duplo e colocados no contentor dos resíduos indiferenciados (cinzentos) na rua.

Só podem ser usados os sacos verdes para os restos de comida, por serem facilmente reconhecidos e separados posteriormente na unidade de tratamento de resíduos da Tratolixo. 

Este projeto visa preparar os munícipes para um novo hábito que será obrigatório em toda a Europa a partir de 2023: separar os restos de comida. No entanto, este sistema de recolha em sacos, nunca foi testado em Portugal,por isso, está apenas a ser testado em 5000 famílias da freguesia de Carcavelos.

Este sistema de recolha de restos de comida em sacos diferenciados está a ser experimentado em Cascais por ser mais simples para os munícipes e com custos mais reduzidos para a autarquia.

O projeto deverá ter uma duração de seis meses, após o que os resultados serão analisados para um possível alargamento.