O evento internacional decorreu a 8 e 9 de novembro na cidade francesa de Versailles e contou também com as participações nacionais das câmaras municipais de Lisboa e do Porto, que apresentaram a sua experiência, e da Lipor, que falou sobre o “Estado da limpeza urbana em Portugal". O encontro teve ainda como oradores vários representantes de entidades gestoras espanholas e francesas.
Luís Capão, administrador da Cascais Ambiente, apresentou o projeto Smart Urban Cleaning Cascais 2020, que vai permitir ampliar o Smart Waste Management de Cascais implementado desde 2015. O projeto inovador foi iniciado em setembro e passa pela implementação de um sistema de gestão inteligente que permite a recolha de dados na limpeza urbana feita manualmente pelos cantoneiros.
A informação recolhida servirá para criar modelos, definir indicadores e promover a eficiência do serviço de limpeza urbana, numa lógica de melhoria continua. É o primeiro projeto smart implementado na limpeza urbana manual do país.
Para complementar este projeto e permitir que toda a gestão dos resíduos urbanos em Cascais seja feita da forma mais eficiente, também estão a ser implementados sistemas de informação inteligente na limpeza urbana mecânica (varredouras).
Todos os resíduos ficarão assim sujeitos à gestão inteligente, o que implica a criação de mais conhecimento sobre a atividade, mais eficiência na gestão e melhoria da qualidade des serviços prestados pela Cascais Ambiente.