CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Projeto europeu Waste4Think contribui para o desenvolvimento de Smart Cities

Quinta, 7 Junho 2018
Resíduos
Parceiros do Waste4Think e entidades nacionais reuniram-se, ontem, em torno do tema “Desafios na Inovação da Gestão de Resíduos”.

“O recente prémio atribuído ao projeto Waste4Think – foi vencedor do Katerva awards 2018 na categoria Smart Cities – mostra a importância deste projeto europeu, cujas soluções inovadoras também serão testadas em Cascais”, afirmou Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente na abertura do evento “Desafios na Inovação da Gestão de Resíduos”, que decorreu ontem em Cascais.

O Katerva Awards é considerado o Prémio Nobel da Sustentabilidade, sendo atribuído desde 2011. Mais de 2500 projectos concorreram na edição de 2018 do prémio, mas apenas 1500 foram nomeados para uma ronda final, e destes destacaram-se 10 vencedores em categorias tão distintas como: Smart Cities, Ecodesign, Energia, Desenvolvimento Social, Alimentação, Economia, Ambiente, entre outras.

Alinhoa Alonso, da Universidade de Deusto (Espanha), que lidera o consórcio dos 19 parceiros europeus, sublinhou esta distinção recebida ainda em maio: “O Waste4Think é um projeto muito completo, com uma abordagem centrada nas pessoas”.

FOCO DO PROJETO ESTÁ NO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

“O grande objetivo é ajudar a transformar o atual sistema de gestão de resíduos linear para uma gestao de resíduos mais sustentável, seguindo os princípios da Economia Circular. Para isso, estão a ser desenvolvidas 20 eco inovações, que são soluções tecnológicas e não tecnológicas”, explicou a responsável.

Alinhoa Alonso salientou ainda que “podemos ter as melhores soluções tecnológicas, mas se as pessoas nao estiveram envolvidas: se não conhecerem o projeto, se não souberem utilizar as ferramentas tecnológicas, estas não servem de nada. A verdade é que não podemos deixar tudo nas mãos da tecnologia. Temos de conseguir alterar comportamentos, porque o foco do projeto é, mesmo, as pessoas. Porque se as pessoas não estiverem envolvidas, o projeto não existe. E é aqui que está a grande inovação do Waste4Think”.

Os inovações tecnológicas em desenvolvimento visam melhorar a gestão dos resíduos não só ao nível económico, mas também ao nível dos impactos sociais. Em termos de objetivos globais, pretende-se reduzir as emissões de GEE em 10%, reduzir 10% nos custos de gestão dos resíduos e aumentar a separação de resíduos em 20%.