Com a designação genérica de “Intervenção em tanque Barão de Beck”, o projeto, que contou com a parceria com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cascais, visa a intervenção em terrenos da autarquia inseridos em área classificada do Parque Natural de Sintra-Cascais, num total de 19 hectares. Entre as ações previstas nesta área está a erradicação de espécies exóticas invasoras e substituição por espécies autóctones, cujas ações de controlo recorrem a diferentes metodologias (descasque e arranque manual), seguidas da plantação de espécies autóctones adaptadas às condições existentes.
O projeto dá prioridade à recuperação de uma área de cerca de 2,3 hectares onde foi previamente realizada a plantação de diversas quercíneas como tentativa de reconversão de um acacial em carvalhal com espécies autóctones de Portugal. Esta parcela assumirá importantes papéis em áreas tão diversas como habitats classificados Rede Natura 2000 (Carvalhais), proteção da floresta contra-incêndios, proteção dos locais de recarga de aquíferos, sumidouro de CO2 atmosférico e banco genético.
O projeto prevê ainda a conceção de um ponto interpretativo, entre outras formas de promoção da sensibilização, e implementação de um sistema inovador de monitorização de variáveis ambientais numa perspectiva de preservação e defesa da floresta contra incêndios.
O Prémio ICNF – Uma Ideia Natural contou com 83 candidaturas e resulta de uma parceria do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Fundo Ambiental.