Este verão, Cascais volta a hastear a Bandeira Azul em todas as praias balneares do concelho. O galardão, atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, distingue as praias, embarcações e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. A Época Balnear de Cascais arranca já amanhã, 1 de maio, e a Bandeira Azul será hasteada a partir de meados de junho, altura em que o programa é lançado a nível nacional.
O Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades que promovem o desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, alertando para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. A par do galardão, a iniciativa realiza diversas atividades que contribuem para a consciencialização das comunidades.
A Geodiversidade das zonas balneares vai ser o tema em destaque ao longo deste verão. A Bandeira Azul propõe-se a desafiar as comunidades e promotores para contemplarem a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Um património que vale a pena conhecer, compreender e preservar.
Em 2023, Portugal vai hastear 432 Bandeiras Azuis, distribuídas por 394 Praias, 17 Marinas e 21 Embarcações Ecoturísticas. (Ver aqui) Os resultados foram apresentados pela Associação Bandeira Azul da Europa a 27 de abril, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. Entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal mantém a sexta posição este ano.