CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plantação de árvores em espaço urbano

Quarta, 13 Abril 2022
Ação contou com a participação da comunidade

Tutores de bairro, equipas da junta de freguesia e autarquia participaram esta manhã numa ação de plantação no novo parque de estacionamento de Matarraque. Foram plantadas 30 árvores no local, que vão ajudar a que este parque fique mais verde e com mais sombras.

A ação permitiu ainda sensibilizar os envolvidos para a importância das árvores em espaço urbano e serviços de ecossistema que prestam para a qualidade e resiliência do concelho.

A par das sensibilizações junto da comunidade, Cascais tem em curso uma campanha que pretende alertar a população para a temática: o Projeto iTree

As árvores contribuem para a qualidade de vida da população com impactes positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura, aumento da humidade, promoção da biodiversidade, mitigação das alterações climáticas, valorização patrimonial e paisagística, entre outros. Mais do que exemplares botânicos, as árvores constituem peças fundamentais da infraestrutura verde, prestando um conjunto de serviços benéficos a quem usufrui da cidade, residentes e visitantes, benefícios esses que contribuem para a qualidade do ambiente urbano e que é necessário quantificar e valorizar.

No âmbito iTree foram avaliadas mais de 15.000 árvores, medidas 2600 e identificadas mais de 130 espécies.  O projeto foi desenvolvido em cooperação com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) com o objetivo de desenvolver estudos especializados no âmbito da gestão do arvoredo urbano, incluindo a quantificação dos serviços de ecossistema que proporcionam as árvores de arruamento do município de Cascais, como o sequestro de carbono, a remoção de poluentes atmosféricos e efeitos hidrológicos.