CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano de Gestão da Orla Costeira – 1ª Fase

Terça, 20 Maio 2025
Primeira fase deverá estar concluída até setembro 2025

Com o objetivo de garantir o uso sustentável da zona costeira de Cascais, procurando a possibilidade de garantir a realização de atividades de conservação da Natureza, a fruição de bens naturais, culturais, patrimoniais e paisagísticos e, no geral, novas perspetivas de utilização do espaço litoral, desenvolveu-se o Plano de Gestão da Orla Costeira.

Este plano contempla três fases, que vão tornar o espaço entre o Guincho e Cascais num espaço de lazer e de desenvolvimento da fauna e da flora da região.

A primeira fase prevê-se estar concluída até setembro deste ano, e contempla o controlo da vegetação exótica espontânea nas arribas costeiras e margens de linhas de água – serão removidas espécies invasoras que se encontrem a impactar negativamente o desenvolvimento da flora nativa da região. Após este processo, irá proceder-se à plantação de espécies nativas da região.

Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Luís Capão, diretor municipal do Ambiente, estiveram nesta terça-feira, 20 de maio, na zona do Farol do Cabo Raso, onde a Cascais Ambiente irá iniciar os trabalhos relativos a esta intervenção na orla costeira. “Nós temos o POC-ACE, um plano supra municipal, mas este plano deixa-nos um vazio, uma vez que este plano apenas regula as áreas concessionadas. E, de facto, entre o Guincho e Cascais, não temos nenhuma praia concessionada,” explicou o autarca. “Avançámos com o Plano Municipal de Gestão da Orla Costeira. Plano este que foi discutido e que foi trabalhado com várias entidades. Depois de fazermos o Plano Municipal de Gestão da Orla Costeira, estamos no terreno, estamos a executar aquilo que está definido no plano,” concluiu.

“Vai haver um ordenamento do acesso à Orla Costeira, redefinição das zonas de estacionamento, redefinição dos acessos e permitir que haja um caminho que faça aqui um deambulatório sobre esta Orla Costeira e evitar este tipo de situação: a destruição de vegetação, o pisoteio, compactação,” explicou o arquiteto João Melo, responsável da Cascais Ambiente por esta intervenção, relativamente ao decorrer do projeto.

Saiba mais sobre o Plano Municipal de Gestão da Orla Costeira aqui.