CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

PESA ganha prémio Essência do Ambiente

Quinta, 6 Junho 2024
Programa de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Cascais reconhecido

Atribuído pelo www.essenciacompleta.pt , blog dedicado aos temas do ambiente e da sustentabilidade que visa “dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, por contribuir para a consciencialização e para a mudança comportamental de crianças, jovens e adultos”, o prémio distingue o PESA - Programa de Educação e Sensibilização Ambiental - na categoria “Educação Ambiental” por estar a transformar a sustentabilidade ambiental de Portugal.

A entrega dos prémios que “pretendem ser uma extensão da missão de sensibilizar, pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável”, decorreu dia 05/06/2024, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente no Município de Valongo e do 4º aniversário da Essência do Ambiente.

“O PESA colabora com as escolas e IPSS do concelho de Cascais, na promoção de valores e competências que promovam uma mudança de atitude que vise uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, adianta o “Essência Completa”, que acrescenta: “Com uma oferta educativa multidisciplinar de ações teóricas e práticas, realizadas nas escolas ou em espaços de Cascais, o PESA é uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem dos alunos”.

Contribuíram para este reconhecimento as cerca de 100 atividades anuais realizadas pelo PESA nas escolas do concelho as quais, de acordo com o “Essência Completa”, concorrem para “o compromisso coletivo da comunidade escolar para com a sustentabilidade do Planeta, de acordo com a Agenda2030”, lembrando que as atividades “são desenvolvidas em concordância com as metas curriculares e os eixos estratégicos nacionais definidos”.

O que foi avaliado pelo júri? O impacto enquanto agente de mudança; adequação aos objetivos; capacidade de replicação, inovação e criatividade na abordagem; aplicação prática alinhada com a sustentabilidade ambiental; e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em suma, o blog reforça que o PESA se destaca “por ser uma ferramenta essencial e estrutural para a promoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis e conscientes, capacitando os jovens de uma maior literacia ambiental e estimulando o seu sentido crítico e pensamento construtivo, visando a adoção de estilos de vida mais sustentáveis, através de um trabalho contínuo”.

É caso para dizer: parabéns Cascais!

Além do PESA, foram vencedores dos Prémios Essência do Ambiente 2024 o projeto “Lenha” da Vitrus Ambiente (categoria “Boas Práticas”, o “Conhecer para respeitar” do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa (categoria projeto “Sensibilização Ambiental”) e o projeto “Decarbwood” da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (categoria “Responsabilidade Social e Ambiental”).

+info: https://essenciadoambiente.pt/vencedores-premios-essencia-ambiente-2024/