CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Parque Urbano da Quinta da Carreira

Quinta, 14 Janeiro 2021
Futuro parque de São João do Estoril começa a ganhar forma

Os trabalhos de preparação para a concretização da primeira fase arrancaram no dia 12 de janeiro de 2021, com a poda de árvores e limpeza do terreno. Na primeira fase, o espaço entre as traseiras da Escola Secudária de São João, Ribeira de Bicesse e Estrada da Alapraia vai ser requalificado, abrangendo uma área de 23.000 metros quadrados (mais ou menos dois campos de futebol.) O espaço enquadra-se numa parte do terreno de seis hectares adquirido pela Câmara Municipal de Cascais de forma a impedir novas construções no local. As árvores existentes serão preservadas e valorizadas.

Na segunda fase do projeto, a ser executada posteriormente, serão também restauradas as memórias da antiga quinta, além de todas as infraestruturas que vão ser criadas e colocadas ao serviço da população do concelho. o projeto prevê ainda a requalificação da Ribeira de Bicesse, com a recuperação dos muros de pedra seca que caracterizam as suas margens. Servindo os trajetos preferenciais dos habitantes de S. João do Estoril, serão criadas novas ligações pedonais à malha urbana já existente, incluindo a instalação de três pontes pedonais sobre a ribeira. Providencia-se, assim, a integração do novo projeto com a envolvente.

Próximo da estação, e por isso acessível por comboio ou autocarro, o parque beneficia do estacionamento junto à Ribeira de Bicesse, que pode ser opção para quem ali se deslocar de automóvel. Em caso de emergência, estão previstos acessos a viaturas de emergência.
Apresentado em junho de 2019 e registando algumas adaptações ao projeto inicial, o parque irá acolher o público através de entradas com a forma de praças. Junto à rotunda a escultura "árvore eólica" vai ajudar a identificar o espaço.

Nesta primeira fase serão instalados dois campos de futevolei, indo ao encontro da vontade da população, uma área vedada para recreio canino e, em torno da grande clareira existente, serão instalados uma área para apoio à realização de eventos ao ar livre e um parque de merendas.
Os percursos serão acessíveis a todos, convidando ao passeio livre ou à prática de corrida.

Saiba mais aqui