O Parque Marechal Carmona, um dos mais emblemáticos espaços verdes de Cascais, conta a partir desta quarta-feira com um novo anfiteatro ao ar livre, junto ao “Caracol”, com cerca de 150 lugares.
O espaço desenhado e construído pela DGEV - Divisão de Gestão da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Cascais - tem formato de meia-lua e um palco central no piso mais baixo que serve de praça de acolhimento.
Os materiais utilizados na obra procuram, por um lado, respeitar o ambiente e, por outro, ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Cascais 2030.
“Esta é muito mais do que uma obra. Vem carregada de simbolismo, porque aqui está plasmada a circularidade. Por exemplo, a pedra utilizada vem do próprio parque, foi reaproveitada, a madeira, que não é madeira, é plástico reciclado e as plantas vêm dos viveiros da Câmara. Estamos a respirar, entre outras coisas, consciência ambiental”, frisa Joana Balsemão, vereadora da autarquia.
Este anfiteatro desenvolve-se em patamares de largura variável que servem de banco. Tira-se, assim, partido da orografia do terreno e da presença de algumas árvores de grande porte que integram os patamares.
O Parque Marechal Carmona, localizado bem perto do centro de Cascais, conta agora com um local que permite a realização de espetáculos intimistas de música, teatro e outros. SJ