CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"O Parque é nosso": Saiba como

Sexta, 23 Agosto 2019
Vão acontecer mais duas sessões de esclarecimento sobre a criação da Zona de Intervenção Florestal no Parque Natural Sintra-Cascais (ZIF). As sessões decorrerão nos dias 3 e 9 de setembro, na Malveira da Serra e Zambujeiro, respetivamente.

As duas sessões de esclarecimento sobre o plano para o Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC) têm como objetivo envolver e esclarecer a comunidade, designadamente, os proprietários e moradores da área do concelho abrangida pela área ardida em Outubro de 2018, sobre o que tem sido feito na restauração ecológica dessa área ardida e o que se pretende fazer numa perspetiva de futuro e evitar que estes acidentes/fenómenos tenham maior intensidade e severidade.

Estas sessões servem, ainda, para apresentar a visão para a gestão do território de forma integrada, Plano de Paisagem, para a qual se vai implementar uma Zona de Intervenção Florestal, mecanismo legal que permite aceder a financiamento e assim implementar as várias medidas de proteção salvaguarda nas áreas com as diferentes funções no território, nomeadamente: proteção, conservação, produção, recreio e paisagem.

Na sequência das sessões de esclarecimento, pretende-se ainda convidar os proprietários dos terrenos da área em estudo, a manifestar o seu interesse de adesão, a fim de se iniciar o processo de constituição da ZIF.

A área da Zona de Intervenção Florestal estima-se que irá envolver cerca de 1950 ha, dos quais 900 ha serão geridos diretamente pela Câmara Municipal de Cascais, onde se inclui os terrenos do Instituto Segurança Social ISS (Quinta do Pisão), baldios (perímetro florestal), Peninha (ICNF) e terrenos próprios (Biscais, Almoinhas, e Cresmina).