CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Novos fundos europeus para produção de Hidrogénio Verde

Quarta, 29 Setembro 2021
Aviso do concurso lançado em Cascais pelo ministro do Ambiente.

Nesta terça-feira, o ministro do Ambiente e da Ação Climática enalteceu o papel da autarquia rumo à descarbonização, “Não há muitos exemplos como o de Cascais, que já tem autocarros movidos a hidrogénio e outros projetos desenvolvidos nesta área”,  justificando assim a escolha do Complexo Multisserviços da Adroana  para a aparesentação do novo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa financiar projetos de produção e utilização de gases renováveis, como o hidrogénio verde.

Este primeiro aviso no valor de 62 milhões de euros, tem candidaturas abertas até ao final de 2021 – a serem realizadas através do Fundo Ambiental –, mas o PRR vai contemplar ainda mais dois avisos, em 2022 e em 2023, perfazendo um total de 185 milhões de euros para investimentos em hidrogénio e gases renováveis. 

"São beneficiárias as pessoas coletivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis", referiu ainda o ministro, que frisou que cada beneficiário poderá receber até cinco milhões de euros, sendo que a dotação pode chegar até aos 10 milhões "caso os projetos abranjam mais elementos da cadeia de valor, ou seja, incluam a integração da produção, distribuição e o(s) consumidor(es) final(is)".

Mantendo o objetivo de fomentar projetos sustentáveis e amigos do ambiente, Cascais que, além dos dois autocarros movidos a hidrogénio, tem um posto de abastecimento móvel provisório de hidrogénio que dará lugar a um definitivo, a ter lugar na Abuxarda.

“A ideia é alargar a nossa frota de autocarros a hidrogénio. Já estão também a ser desenvolvidos estudos e projetos-piloto para os veículos de recolha do lixo passarem a ser movidos a hidrogénio, bem como as viaturas ligeiras municipais”, deu conta Miguel Casaca, presidente do conselho de administração da Cascais Próxima, entidade que gere a mobilidade no concelho.

Já Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal, frisa que “vão ser usadas várias ferramentas para reduzir as emissões carbónicas do território concelhio” e o hidrogénio é uma delas. “O hidrogénio tem uma pegada carbónica muito reduzida e é muito vantajoso para a qualidade do ar e sonora”, termina.