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Novo programa para as escolas 2024/25

Quinta, 3 Outubro 2024
Cascais conta com a 12ª edição do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental

O programa para o ano letivo 2024/25 foi apresentado no auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, num encontro entre professores, parceiros, a equipa do programa e executivo da autarquia. A sessão contou com novidades, um momento de dança pelos alunos do Agrupamento IBN Mucana e a entrega dos Galardões “Mérito Ambiental” às professoras, escolas e agrupamentos que se destacaram no trabalho desenvolvido pelos seus alunos no ano letivo passado.

Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, abriu a sessão e não se esqueceu de agradecer aos professores e diretores de agrupamento “por trabalharem em conjunto com a autarquia e com a Cascais Ambiente neste programa nas escolas do nosso concelho”.

O PESA recebeu, ainda, o Prémio Essência do Ambiente 2024 – categoria Educação Ambiental.

Lançado no ano letivo 2012/13, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA) de Cascais tem o objetivo de colaborar com os estabelecimentos de ensino na formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes e participativos, este Programa tornou-se num instrumento complementar ao trabalho dos docentes, apoiando as suas aulas, dentro e fora do recinto escolar, pretendendo assim, incentivar o desenvolvimento de diversas temáticas no âmbito da Educação para o Ambiente e a Cidadania.

Durante o ano letivo 2023/24, o PESA foi trabalhado por 284 turmas de Cascais, através da realização de 1.200 atividades de educação ambiental, que envolveram cerca de 30.000 alunos. Desde o seu início, o PESA já trabalhou com todas as escolas públicas do concelho de Cascais, através da realização de 13.300 atividades de educação ambiental, que envolveram mais de 342.000 alunos, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.

Temáticas como Sustentabilidade Ambiental, Alterações Climáticas, Economia Circular, Natureza, Oceanos, Energia e Proteção Animal são trabalhadas de forma contínua e complementar ao longo do ano letivo, promovendo uma educação para o desenvolvimento sustentável.

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