
Um dos trilhos mais frequentados do concelho, que liga o Parque Natural Sintra-Cascais à vila de Cascais, tem um novo acesso pedonal. Um passadiço de madeira que oferece aos moradores do Bairro da Encosta da Carreira uma forma mais acessível de iniciar o Trilho da Ribeira das Vinhas.
Este foi um projeto que procurou ligar o bairro ao trilho, através de um passadiço em madeira que atravessa a ribeira. No sentido inverso, este é um passadiço que dá acesso à Rua de Angola.
“Este novo passadiço vem democratizar aquilo que é, também, o espaço público e fazer a ligação, aqui, de todo o bairro da Encosta da Carreira a este magnífico trilho da Ribeira das Vinhas,” contou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, que inaugurou, com Carlos Carreiras, presidente da autarquia, este novo acesso.
“É um exemplo de uma intervenção completamente minimalista, mas com um impacto extraordinário na vida de quem vive aqui ao lado. Quem vive aqui ao lado tem à porta de casa um dos trilhos mais extraordinários que leva a vila de Cascais até ao Parque Natural, e vice-versa, e não tinham acesso a ele. Tinham de fazer uma volta enorme, não usufruíam, e a partir de agora podem usufruir,” explicou João Aníbal Henriques, historiador que esteve envolvido no projeto.
O Trilho da Ribeira das Vinhas serve a população no seu dia a dia, seja para a prática desportiva, lazer ou para deslocação dos munícipes, através de um caminho que promove uma forma de mobilidade leve entre algumas localidades e o centro da vila.
Além de muito importante para os munícipes, este é um espaço verde é também fundamental para o ambiente, sendo lar de diversas espécies de plantas e animais que contribuem para a riqueza da biodiversidade em Cascais.