CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Nova APP para descobrir as poças de maré

Quarta, 20 Julho 2022
"Mergulhe" à descoberta da zona rochosa da Área Marinha Protegida das Avencas

Há uma nova APP para conhecer melhor (e estudar) a Área Marinha Protegida da Avencas (Parede) e o Sapal da Ria Formosa (Algarve). Chama-se “Roteiro Entre Marés” e embora ainda se encontre em período de desenvolvimento (e ainda apenas para Android) já permite “mergulhar” nas poças de maré da zona intertidal da Avencas e conhecer melhor os seus habitantes.

O objetivo do projeto desenvolvido no seio do Instituto de Educação de Lisboa, sob coordenação de Cláudia Faria, e beneficiando do trabalho de uma equipa de nove investigadores, é atuar ao nível da valorização dos recursos naturais e culturais ligados à costa portuguesa, especificamente à zona entre-marés. Utilizando como exemplo dois ecossistemas costeiros distintos: a plataforma rochosa classificada como Área Marinha Protegida das Avencas, e uma zona de sapal no Parque Natural da Ria Formosa, o “Roteiro Entre Marés” apresenta dois itinerários de descoberta pensados para alunos e professores, mas que também interessam ao público em geral.

A proposta passa pela visita (presencial e virtual) a um conjunto de “estações de exploração” localizadas em cada um destes ecossistemas costeiros, relacionadas com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas, e com o tipo de utilização humana característica destes locais. Em casa, ou no local, o público acede a informações de caráter científico trabalhadas de forma simples e acessível, que permitem promover a literacia do oceano. Contribui-se, assim, para o desenvolvimento, por parte de qualquer cidadão, e em particular pelos jovens em idade escolar, de uma compreensão aprofundada sobre a importância do mar e da influência que o mar tem nas suas vidas, bem como dos efeitos que o seu comportamento pode ter nos ecossistemas costeiros. Os percursos que podem ser visitados encontram-se devidamente identificados para evitar o pisoteio de espécies protegidas.

Financiamento: Fundo Azul – Direção Geral de Política do Mar, no âmbito da Monitorização e Proteção do Ambiente Marinho, consciencialização social sobre a importância do mar

Investigadores envolvidos: Cláudia Faria (coordenação), Ana Margarida Ferreira, Ana Margarida Vicêncio, Ana Ramos, Carlos Duarte, Cecília Galvão, Diana Boaventura, Isabel Chagas, Luís Manuel Carriço e Sónia Seixas.

Entidade responsável: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Instituições parceiras:
· EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais
· Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Departamento de informática
· Escola Superior de Educação João de Deus
· Universidade Aberta – Departamento de Ciências e Tecnologia
· MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
· Centro de Ciência Viva de Tavira