CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Natureza para Todos na Quinta do Pisão

Segunda, 11 Outubro 2021
Trilho acessível e novos equipamentos facilitam a visitação

A Quinta do Pisão está mais acessível. “Natureza para Todos” é o projeto que está a transformar este espaço verde num local mais inclusivo e que pode ser visitado por todos.

Entraram hoje mesmo (11.10.2021) em funcionamento, novos veículos todo o terreno para condução individual por parte de pessoas que, de outra forma, estavam afastadas deste cenário idílico. Disponíveis todos os dias das 10h00 às 17h00, para uso gratuito por pessoas com mobilidade reduzida, os veículos são de dois tipos: com guiador ou joystic, em função da limitação física. Tanto podem ser conduzidos pelo utilizador como por quem os acompanhe. A reserva deve ser feita com dois a três dias de antecedência para o email atividadesnatureza@cascaisambiente.pt

Há ainda seis painéis sensoriais com descrição em português, inglês e braile que permitem aos visitantes adquirir novos conhecimentos sobre temas locais como a geologia, plantas aromáticas, pegadas da fauna silvestre, cascas de árvores e duas obras Landart: Day Dreamer, de Will Beckers e Rise and Fall, de Stuart Frost.  

Está também disponível gratuitamente um audioguia sobre o trilho da Quinta do Pisão que pode ser descarregado na Casa da Cal para os smartphones. Tem imagens, mas pode ser usado só com áudio (no caso de pessoas invisuais). 

Na Casa da Cal está também disponível um Guia Informativo em braile da exposição permanente. 

Mas as novidades espreitam logo à entrada da Quinta do Pisão. Desde o portão até à Casa Cal, o areão deu lugar a calçada grossa, que, mantendo a permeabilidade do solo, permite uma melhor experiência de caminhada em tempo seco ou em caso de chuva. 

Paralelamente foi construído todo um novo passadiço em madeira o qual, sem afetar a vegetação, permite aos visitantes percorrer cerca de um quilómetro desde a entrada até às traseiras da Casa da Cal. 

Saiba mais sobre a Quinta do Pisão aqui

CMC/FMC