CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Munícipes separam cápsulas de café

Sexta, 24 Novembro 2023
7 toneladas recolhidas pela Rede de Ecocentros de Cascais

A separação de cápsulas de café usadas está a ser um sucesso em Cascais. De 25 de novembro de 2022 a 25 de novembro de 2023 foram enviados para reciclagem 7220 quilos de cápsulas de café, colocadas pelos munícipes na Rede de Ecocentros de Cascais.

Este resíduo é mesmo o fluxo com maior recolha nestes equipamentos que estão espalhados por todo o concelho, representando ¼ dos fluxos recolhido.

“Em 2022, já estávamos a pensar nas cápsulas de café porque eram percebidas pelos munícipes como de elevado potencial de reciclagem. Encontrávamos muitas no ecoponto amarelo,” salienta Luís Almeida Capão, presidente do Concelho de Administração da Cascais Ambiente.

A recolha de cápsulas de café para reciclagem resulta de uma parceria entre a Cascais Ambiente, a Tratolixo e os vários parceiros comercializadores de café – Nestlé, Delta, MZBI, UCC e a Associação Industrial de Comércio de Café, celebrada há um ano,

“O encontro com a AICC deu-se na melhor altura, em que estávamos todos – Cascais Ambiente e marcas de café – a desenhar a melhor forma de retomar estes materiais com valor: plástico, alumínio e borra de café. Da junção das vontades, nasceu este projeto de economia circular que tem uma enorme participação dos cascalenses.”

As cápsulas de café, compostas por plástico ou alumínio e borra de café, podem ser totalmente recicladas. Para isso, serão entregues e armazenadas na Tratolixo, de onde partirá posteriormente um camião para o reciclador. As cápsulas serão separadas e desmanchadas, de forma a aproveitar todos os componentes para novas utilizações. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em novas cápsulas e a borra do café será utilizado para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

Rede de Ecocentros de Cascais | Encontre-os aqui

Há seis equipamentos fixos e dois móveis em todo o concelho e permitem a separação de 12 tipos de resíduos. O primeiro ecocentro de rua em Portugal foi testado em Cascais em 2021, com ótimos resultados, e no início de 2022 foi criada a Rede de Ecocentros de Cascais.

O que pode separar?

> Cabos elétricos e Pequenos eletrodomésticos;
> Pilhas e baterias;
> Toners e tinteiros;
> Lâmpadas;
> Latas de spray;
> Loiças, espelhos e vidros;
> Cassetes, DVDs e CDs;
> Latas de Tintas;
> Livros e revistas;
> Rolhas;
> Caricas;
> Cápsulas de café.