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Momento de Partilha na Quinta do Pisão

Segunda, 6 Junho 2022
48 instituições de ensino no projeto "Hortas nas Escolas" 21/22

No passado sábado, dia 4 de junho, a Horta Biológica da Quinta do Pisão recebeu professores, funcionários, alunos e pais do projeto "Hortas nas Escolas" no fim de mais um ano letivo de aprendizagens diversas. Neste momento de partilha as instituições abrangidas deram o palco aos seus alunos que apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo do ano com muito orgulho, criatividade e empenho.

Neste projeto, a iniciativa da criação das hortas é da própria escola e a equipa das Hortas nas Escolas, que envolve o Departamento de Educação do município de Cascais, a equipa técnica das Terras de Cascais e do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, surge para dar todo o apoio necessário à sua criação e/ou manutenção. A comunidade escolar interessada em dinamizar a Horta Escolar como equipamento pedagógico pode contar com o apoio técnico, assim como uma ação de formação creditada de 25 horas, para além da oferta de fatores de produção (sementes e plântulas) e material para apoiar o trabalho na Horta (alfaias, sistema de rega ou fertilização aprovada em agricultura biológica).

Presente neste momento de partilha, Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro do Ambiente e uma das grandes impulsionadoras das hortas biológicas, deixou aos participantes palavras de inspiração: " Como uma gota de água caí num lago tranquilo e depois essa gota gera todo um efeito de ondulação que extravas até às margens. É isso que é o projeto Hortas nas Escolas. Um projeto tão simples pois uns quantos m2 nas escolas têm tantos efeitos réplica positivos". A vereadora lembra que a horta é "um espaço de aprendizagem curricular, mas também, de aprendizagem emocional já que é um espaço de convívio de toda a comunidade escolar e desta com o exterior".

Vera Silva trabalha na CESPA - Centro Social da Paróquia de Nª Srª da Conceição da Abóboda e é uma das responsáveis pela horta biológica daquela IPSS. A instituição só integrou o projeto este ano, apesar do CESPA já ter tido uma horta "que não vigou porque não estávamos dotadas do conhecimento que precisávamos", refere Vera, apontando como uma das mais-valias do projeto das Terras de Cascais o facto de fornecerem formação. "Agora já é possível termos a nossa horta desde o princípio e conseguirmos trazer às nossas crianças o que faz sentido na natureza".  

De forma a reforçar o espaço Horta como instrumento pedagógico e a sua dinamização em contexto de sala de aula foi criado o "Caderno da Horta Biológica na Escola.” Com este novo material alunos e professores podem, com total autonomia, explorar novos conhecimentos através de atividades práticas na horta. Por exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, os alunos aprendem o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto. Já se forem dividir a quantidade de composto pela área da horta, estão a aprender Matemática.
O "Caderno da Horta Biológica nas Escolas” em papel pode ser solicitado pelos professores do concelho através do email terrasdecascais@cascaisambiente.pt

Para Miguel Brito, coordenador deste projeto das Terras de Cascais/ Cascais Ambiente, aqui reside a "mudança de paradigma", o facto de a horta servir também como instrumento para adquirir não só conhecimentos técnicos e práticos, mas, também teóricos, adaptados ao currículo de cada nível de ensino. 

Para Isabel Correia, a representar o Agrupamento de Escolas de Ibn Mucana, este projeto "permite o contato com a terra e os alunos perceberem que os produtos vêm da terra e não do supermercado". Como trabalha com jovens e crianças com necessidades especiais, a horta é também uma forma de os "ensinar a cuidar" das coisas para que elas cresçam e vinguem. Isabel refere ainda a autonomia e a responsabilidade como factores que o trabalho na horta permite desenvolver nestes alunos. 

As escolas interessadas podem apresentar a sua candidatura por e-mail sensibilizacao@cascaisambiente.pt, até 31 de outubro de cada ano, a qual será analisada e encaminhada para um de dois níveis de apoio.