CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Manifesto dos Jovens de Cascais pelo Clima

Sexta, 22 Março 2019
Uma semana depois da Greve Estudantil Mundial Pelo Clima, o executivo da Câmara Municipal de Cascais já reuniu com os jovens do concelho e, em conjunto, redigiram o Manifesto dos Jovens de Cascais pelo Clima

Na manhã de 22 de março, Dia Mundial da Água, mais de 200 jovens participaram no debate Jovens Pelo Clima, uma iniciativa da autarquia para ouvir o que os jovens pensam e saber o que pode o executivo da Câmara Municipal de Cascais fazer para ajudar os jovens, e toda a população, a fazer mais pelo clima. A sessão contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz, dos vereadores Joana Balsemão, Nuno Piteira Lopes e Isabel Guerra e do diretor administrativo da Cascais Ambiente, Luís Capão.
 
Maria Silva foi uma das participantes desta sessão de Jovens Pelo Clima. A aluna da Ibn Mucana destacou que “hoje tivemos mais uma iniciativa em que a Câmara está disposta a ouvir-nos e desta vez, finalmente, sobre o ambiente que é uma coisa que nos afeta tanto, visto que somos as gerações futuras.”
 
No fim da sessão, Maria Silva adiantou que ficou “a saber de muita coisa que Cascais já faz, como o acordo da mobilidade, muitas medidas em relação à neutralidade carbónica e aos copos nos eventos, que é uma coisa que também nos toca muito” acrescentando ainda que “foi muito bom saber que os nossos contributos e sugestões estão a ser ouvidos”.
 
Joana Balsemão explica que “tudo começou com uma rapariga sueca chamada Greta Thunberg, que em agosto do ano passado fez uma greve pelo clima e a sua atitude tornou-se um movimento mundial”. Depois, na “sexta-feira passada os jovens de Portugal fizeram a sua primeira greve pelo clima, foram mais de 20 mil em todo o país e nós ouvimo-los como muita atenção e eles disseram-nos que queriam ação urgente por parte dos decisores políticos, em relação ao clima”, sublinhou a vereadora.
 
Daí surgiu a necessidade de dar uma resposta rápida aos jovens de Cascais que também estão preocupados com as consequências das alterações climáticas levando a autarquia a chamar os jovens para “debater este assunto tão importante connosco porque nós partilhamos essa preocupação com eles”, salientou Joana Balsemão acrescentando que o “resultado foi O Manifesto dos Jovens de Cascais pelo Clima.”
 
Para moderar a sessão a autarquia contou com a presença de David Marçal, especialista em ciência e os os momentos de participação recorreram à ferramenta online mentimeter. O moderador afirmou que, nesta sessão, ficou muito contente por ver que há “uma geração que leva as alterações climáticas a sério” destacando que “foi uma excelente iniciativa da Câmara de Cascais reunir os jovens.”
 
David Marçal adiantou ainda que “pelas medidas aqui descritas e anunciadas pela Câmara de Cascais, parece-me que tem um plano ambicioso e fundamentado não só para mitigar como para adaptar o concelho às consequências das alterações climáticas”. Para o moderador o manifesto redigido pela autarquia em conjunto com os jovens “é um sinal público de que Cascais, a juventude, e as suas autoridades locais estão empenhadas em fazer a sua parte, e em levar o problema das alterações climáticas a sério e de uma forma construtiva”.
 
Manifesto dos Jovens de Cascais pelo Clima
 
A comunidade científica emitiu um alerta à humanidade sobre os impactos das alterações climáticas. A concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera nunca foi tão elevada como é atualmente. As consequências são negativas e inegáveis! O planeta, os seus sistemas e todos os seus habitantes estão em risco.
 
As gerações futuras são as que mais vão sofrer as consequências do desequilíbrio que induzimos ao planeta, e que irá refletir-se na qualidade de vida, na saúde, na biodiversidade, na segurança alimentar e na frequência de fenómenos extremos.
 
Temos toda a informação de que precisamos, não faz sentido negar uma realidade. Não vale a pena varrer o problema para debaixo do tapete. E este problema não desaparecerá sem mudança. Caberá a todos nós!
 
Os decisores políticos e económicos têm o dever de combater as alterações climáticas.É urgente aplicar soluções concretas e sustentáveis que promovam a adaptação dos territórios aos desafios ambientais do futuro.
 
A Câmara Municipal de Cascais compromete-se a:

  • Intensificar os seus esforços para reduzir emissões, promover a adaptação e incentivar a transformação de comportamentos mais sustentáveis em conjunto com a Comunidade.
  • Cumprir os objetivos do Plano de Ação para as Alterações Climáticas até 2030.
  • Adotar um Roteiro de Neutralidade de Carbono 2050, ainda em 2019.
  • Criar uma cidade inteligente que valorize os espaços verdes, que promova as energias renováveis e preserve os recursos naturais.
  • Criar uma plataforma para garantir a participação ativa e e sistemática dos jovens em todas as iniciativas da Câmara Municipal no combate às alterações climáticas, são eles os líderes de amanhã.
  • Trabalhar continuamente com as escolas e os alunos de modo a estabelecer uma relação de parceria e de confiança.

 Os jovens de Cascais comprometem-se a:

  • Mobilizar e trabalhar conjuntamente com a CMC para encontrar soluções que incentivem uma economia verde;
  • Consumir de forma mais responsável, para reduzir a pegada ecológica;
  • Voluntariar-se para boas causas que ajudem o ambiente e as gerações futuras;
  • Não deixar este desafio para os outros, agir a partir de hoje!