Organizado pela Câmara Municipal de Cascais a Commit e o Grupo Gingko, terá como tema principal a “Cidadania Ativa”, pretendendo recordar “o poder” de cada cidadão para contribuir para a comunidade, mudar comportamentos, contribuir para a protecção o ambiente e para a saúde.
Dia 8 de outubro, quinta-feira, pelas 16h30, decorre a 4ª edição do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, iniciativa de continuidade, complementar ao plano curricular, destinada a escolas públicas e privadas do Pré-escolar ao Ensino Secundário. Este Programa contempla inúmeras atividades, teóricas e práticas, de áreas distintas como Resíduos, Energia, Mar, Natureza e Cidadania.
No dia seguinte (9 out), pelas 09h30, a conferência “Adaptação Local às Alterações Climáticas” visa partilhar as boas práticas passíveis de serem replicadas por todos os municípios portugueses ao nível das alterações climáticas.
Dia 10, às 10h30, a proposta vai para uma caminhada da Fundação Jerónimo Usera que pretende ajudar as famílias mais vulneráveis do concelho de Cascais -http://www.greenfest.pt/noticias/noticias-de-hoje/caminhada-aju
Realizado num concelho onde a política da “Cidadania Ativa” tem sido uma forte aposta, sendo Cascais líder nas participações do Orçamento Participativo, o GreenFest vai receber mais de 100 expositores.
Ao longo de quatro dias os visitantes podem participar em conferências, workshops, debates, concertos, e atividades como yoga, massagens e até mercados sustentáveis que pretendem abordar o tema da sustentabilidade de uma forma atrativa salientando que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença.
Com um vasto programa, o Greenfest 2015 traz novidades, como é o caso, na saúde, da chamada de atenção para o aumento da diabetes tipo II, fruto do estilo de vida, e para a possibilidade de prevenir o problema.