CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mais Eficiência Hídrica nas Escolas

Terça, 17 Outubro 2023
Cascais promove o uso da água de forma mais inteligente e sustentável

Num esforço contínuo para promover a sustentabilidade ambiental e consciencializar a comunidade sobre a importância da gestão responsável da água, a Câmara Municipal de Cascais deu início ao projeto de eficiência hídrica nas escolas municipais.

Nesta terça-feira chuvosa, 17 de outubro, a Escola Básica de Cascais (Pereira Coutinho) inaugurou o primeiro passo de um programa que pretende avaliar o nível de eficiência hídrica de cada estabelecimento escolar, e posteriormente, adotar medidas de melhoria que visem a poupança de água, incluindo a eventual substituição de dispositivos por outros mais eficientes.

O Professor Armando Silva Afonso, da ANQUIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, entidade que realiza as auditorias, revela que as mesmas vão controlar os tempos de descarga de todos os aparelhos, torneiras, instalações sanitárias de todas as escolas, com vista a otimizar o consumo da água. “Por exemplo, para lavar as mãos precisamos de uma torneira de 8 segundos. Portanto, se eu tiver uma torneira, como encontramos algumas, a deitar água durante 30 segundos, é um perfeito desperdício, estamos a deitar fora duas ou três vezes mais do que precisamos”, explica.

De acordo com a Matriz da Água de Cascais, estudo realizado pela autarquia para compreender os maiores desafios hídricos, os estabelecimentos escolares são classificados como Grandes Consumidores de água da rede pública, representando 13% do total dos consumos da Câmara Municipal. Neste sentido, como refere a vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, “o primeiro passo tem que ser monitorizar, tirar o pulso, perceber exatamente onde é que é possível intervir”.

É aqui que a realização de projetos como o da eficiência hídrica nas escolas municipais se mostra da maior importância. Após a auditoria, as entidades envolvidas podem avaliar os potenciais desperdícios dos sistemas hídricos escolares e implementar melhorias. Desde a colocação de redutores de caudal até ao aproveitamento das águas da chuva, as soluções são múltiplas.

Reconhecendo a água enquanto um recurso escasso e valioso, a Câmara Municipal de Cascais compromete-se na sua preservação e gestão positiva, atuando tanto numa escala micro – por exemplo, com os projetos de eficiência hídrica nas escolas -, como numa escala macro, com o desenvolvimento de uma rede de distribuição de água reciclada, entre muitas outras. “É mesmo caso para dizer que cada gota conta”, afirma Joana Balsemão.

Saiba mais sobre os esforços de Cascais aqui.