CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Largada de Cavalos Garranos na Peninha

Sexta, 15 Outubro 2021
40 anos do Parque Natural Sintra-Cascais

O Parque Natural Sintra-Cascais tem seis habitantes novos. Provenientes do Gerês, os cavalos garranos vão apoiar na gestão dos matos e consequente manutenção do mosaico de paisagem, assim como na redução do risco de incêndio e promoção da biodiversidade.

Largados na zona da Peninha nesta sexta-feira, 15 de outubro, dia em que o Parque comemora 40 anos como área protegida, o macho e as seis fêmeas passaram a dispor de um parque com cerca 50 hectares onde encontram as mesmas condições de clima e altitude a que estavam habituados.  

Estes cavalos garranos, além de cumprirem um papel fundamental na gestão da paisagem do Parque Natural Sintra-Cascais, representam também uma forma de salvaguardar esta raça autóctone. Para o fazer a autarquia conta com o apoio da Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV). Nos próximos anos, a manada irá reproduzir-se naturalmente e será monitorizada através de sistema GPS colocado numa coleira eletrónica, avaliando também o seu impacto na vegetação. 

A vinda dos Cavalos Garranos para o PNSC faz parte de um projeto maior de promoção da natureza selvagem, fauna e flora. é uma forma de rewilding, ou renaturalização, dos nossos ambientes naturais e urbanos. A longo prazo, pretende-se que a serra seja um lugar mais “selvagem”, onde os serviços de ecossistemas são restaurados e valorizados. Pretende-se também construir uma economia baseada na natureza e na cultura para criar apoio comunitário que suporte um ambiente mais selvagem, no qual os processos naturais e a vida selvagem não só regeneram e modelam a paisagem mas também criam valor económico.

40 anos Parque Natural Sintra-Cascais 

Criado como Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais a 15 de outubro de 1981, e elevado a Parque Natural em 1994, são mais de 14,5 mil hectares de um património natural ímpar onde são conhecidas mais de 900 plantas nativas e mais de 200 espécies de animais. A área protegida abriga espécies de conservação prioritária, como é o caso do miosótis-das-praias, entre tantas outras.

Desde 2007, a Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente desenvolvem diversas iniciativas de gestão, promoção e proteção do Parque Natural Sintra-Cascais. Conheça algumas destas intervenções:

2007  

- Início Projeto de voluntariado Ambiental Jovem “Natura Observa”  

- Pedra Amarela Campo Base 

2008 

- Início do Projeto “Oxigênio” 

2009  

- Quinta do Pisão – Parque de Natureza 

2010 

- Recuperação do sistema dunar Guincho-Oitavos – QREN 

2011  

- Implementação da Estratégia de Visitação do Parque Natural de Sintra Cascais; 

2012 

- Monitorização e plantação de espécies endémicas na faixa litoral – pareceria ISA e ICNF 

2013  

- Abertura do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina 

2014 

- Programa de Promoção Agrícola e Ambiental 

2017  

- Abertura do Centro de Interpretação da Casa da Cal – Quinta do Pisão  

- Assinatura do Protocolo de gestão da Peninha entre Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Cascais Ambiente (CA) e Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML);  

2018  

- Incêndio rural Peninha- Cresmina  

- Assinatura de protocolo de co-gestão das áreas do Perímetro Florestal da Serra de Sintra e do Perímetro Florestal da Penha Longa, entre o ICNF e a Câmara Municipal de Cascais (CMC).  

- Desenvolvimento e execução de Plano de Recuperação Pós-fogo, para a área percorrida pelo incêndio rural Peninha-Cresmina  

2019  

- Apresentação pública do Plano de Paisagem  

- Início execução da Operação POSEUR-03-2215-FC-000083 Requalificação dos ecossistemas fluviais do concelho de Cascais  

2020  

- Início execução da Operação POSEUR-03-2215-FC-000121 Requalificação dos ecossistemas terrestres do concelho de Cascais  

- Plano de Monitorização integrado do Habitat Natural  

2021  

- Início Projeto de Restauro Ecológico de Zimbrais – Carrascais de Juniperus turbinata subsp. turbinata sobre calcários (Habitat 5210PT2)  

- Início execução da Operação POSEUR-03-2215-FC-000142 Recuperação do sistema Dunar Cresmina-Guincho  

- Início Projeto de Conservação de flora endémica ameaçada no município de Cascais