CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento Rede Qualidade do Ar de Cascais

Segunda, 12 Abril 2021
11 sensores permitem a monitorização em todo o concelho.

Em Dia Nacional do Ar, Cascais lança a Rede de Sensores de Qualidade do Ar e Meteorologia. À primeira Estação de Medição da Qualidade do Ar instalada em 2002, pela Agência Portuguesa do Ambiente, juntam-se agora 11 sensores que vão permitir a monitorização da qualidade do ar em todo o concelho. 

“Para nós é essencial conhecer para depois gerir, se não soubermos onde estão os focos de poluição, se não soubermos como está a qualidade do ar, não vamos poder atuar em conformidade e, portanto, esta rede de 11 estações de monitorização da qualidade do ar vai permitir termos conhecimento do que se passa um pouco por todo o concelho e atuar em conformidade”, salienta Joana Balsemão, vereadora da autarquia com o pelouro do Ambiente. 

A cerimónia de lançamento desta rede decorreu numa sessão online, que contou com a participação de uma turma de alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Cidadela. Nesta sessão, os alunos tiveram oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre Qualidade do Ar, Poluentes Atmosféricos, Fontes de Poluição e ainda descobrir como irá funcionar esta rede e modo como poderão obter os dados que são registados diariamente.

Os sensores, colocados em diversos locais do concelho, permitem ampliar o conhecimento sobre o impacte das fontes de emissão (trafego e atividades antrópicas), bem como a relação do clima com a dissipação de partículas ou outros gases atmosféricos. “Esta rede e os dados que dela vamos beneficiar foram trabalhados e calibrados, sempre com a validação e acompanhamento tanto da CCDR como da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É com apoio na ciência e nos factos que se devem fazer políticas. Estes dados vão estar disponíveis online para todos que quiserem visitá-los e conhecê-los,” concluiu a vereadora. 

Saiba mais aqui