CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do "Manual das Hortas Comunitárias de Cascais"

Quarta, 4 Maio 2022
Dia 10 de maio no Mosteiro de Santa Maria do Mar

O Mosteiro de Santa Maria do Mar receberá no próximo dia 10 de maio, pelas 18 horas, o lançamento do “Manual das hortas Comunitárias de Cascais”. Um evento aberto ao público onde os horticultores poderão receber um exemplar impresso deste manual.

O “Manual das Hortas Comunitárias de Cascais” surgiu da necessidade de juntar e complementar a informação teórica e prática lecionada na formação de Agricultura Biológica para os novos horticultores de Cascais. Esta formação ocorre 4 vezes por ano e, até à data, foram formados mais de 2.000 munícipes. O manual segue a estrutura da ação de formação inicial de agricultura biológica, com a discussão de conceitos e informação prática, como as técnicas da rotação e consociação de culturas, a instalação das infraestruturas ecológicas (bordadura com plantas perenes aromáticas), entre outras. Com este manual o horticultor pode aprender a planear a sua parcela, preparar os canteiros de plantação, identificar as ferramentas apropriadas a cada tarefa ou a montar um sistema de rega gota-a-gota, mais eficiente no uso de água. O objetivo deste manual foi criar um instrumento completo e versátil. A informação é transmitida numa linguagem simples, recorrendo a diversas representações esquemáticas, ilustrações e com informação de diferentes níveis, desde a mais simples, sobre aprender a cavar, até à mais complexa, como é o caso da utilização de bioestimulantes. 

Depois do lançamento em 2020 do “Caderno da Horta Biológica na Escola”, este manual de 130 páginas também será disponibilizado em formato digital aberto ao público, sendo oferecida uma versão impressa aos antigos e novos horticultores com parcela atribuída. Poderá encontrá-lo ainda à venda ao preço de produção para o público em geral.