CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lagarta do Pinheiro - Ações de prevenção

Sexta, 30 Novembro 2018
A processionária é uma praga que ataca sobretudo os pinheiros. Para controlá-la, a autarquia promove diversas ações ao longo de todo o ano. Saiba quais são e o que fazer em caso de contacto humano ou animal com este inseto.

A processionária do pinheiro é um inseto desfolhador que ataca os pinheiros e cedros em Portugal. As colónias destes insetos criam ninhos de fios brancos e sedosos nas pontas dos ramos mais expostos ao sol e alimentam-se das agulhas dos pinheiros. No fim do inverno e durante e primavera iniciam a famosa “procissão”: guiadas por uma fêmea, as lagartas descem em fila da árvore para se enterrarem no solo onde se irão transformar em pupa.
Este inseto é natural do nosso território, pelo que importa controlar o seu nível populacional, para que este não se torne numa praga. Em meio urbano, o cuidado deve ser redobrado dadas as consequências que o inseto pode trazer em termos de saúde pública: as lagartas libertam pelos urticantes, podendo causar graves reações alérgicas no Homem e animais.

Por esse motivo, é importante seguir as seguintes recomendações:
- Não toque nas lagartas nem nos seus ninhos;
- Alerte as crianças para este perigo;
- Mantenha os animais domésticos afastados dos pinheiros;
- Se verificar a presença de ninhos ou lagartas no espaço público, entre em contacto com a Linha Cascais – 800 203 186 ou através do e-mail: linhaverde@cascaisambiente.pt

Assista ao vídeo.